Transtornos do Comportamento Infantil

8 respostas
Boa noite,

Tenho um filho que em setembro faz oito anos e que me preocupa muito. É uma criança muito revoltada. À mínima situação que não corresponda aos seus interesses ou expectativas, reage de forma nervosa, com raiva embora sem agressividade. Parece sempre zangado com tudo e todos. Sempre infeliz. A vida com ele torna-se difícil. Um simples lavar os dentes, despir, chamar para vir para a mesa etc torna-se uma situação de stress. Na escola relaciona-se bem com os colegas que não o discriminam, embora as suas reações de falar alto e de reagir a tudo com raiva e chorar façam que a maioria dos pais não o queiram a conviver mais proximamente com os seus filhos. O que me deixa naturalmente muito infeliz. A professora queixa-se da sua impulsividade e dificuldade de lidar com qualquer problema ao qual reage sempre impulsivamente e de forma revoltada. Quanto ao rendimento escolar não tem qualquer problema. É um bom aluno especialmente dotado para a matemática.
É um menino muito ativo e tendencialmente está sempre em movimento. Já pensei se terá algum tipo de hiperatividade porque mesmo que esteja sentado está muitas vezes a mexer as mãos ou os pés.
O que mais me preocupa é no entanto a sua dificuldade de reagir naturalmente à frustração e controlar os seus impulsos. Esta característica da sua personalidade prejudica-o a ele e a todos que o rodeiam. Existe algum tratamento para controlo e modificação de comportamento em criancas desta idade? Se sim, quanto tempo demoram em média os tratamentos até que uma possível mudança comportamental se verifique?
Muito obrigada
Aconselho que procure um psicólogo para conversar melhor sobre o seu filho e a vossa dinâmica familiar. A psicoterapia para crianças tem excelentes resultados, não sendo possível precisar um tempo específico, uma vez que cada caso tem a sua particularidade. Melhores cumprimentos.
Olá. O seu filho tem muita dificuldade em inibir uma resposta mais impulsiva, sofre muito quando tem que gerir a frustração. Mas crescer é exatamente ver-se progressiva e regularmente confrontado com o "não" e os seus limites, assim como os dos outros à sua volta. E assim, conseguir no futuro regular o seu próprio comportamento pela influência dos pais, demais educadores e dos pares estruturando a zona pré-frontal do cortex cerebral. Algumas crianças precisam de mais ajuda neste processo, e a habilitação neuropsicológica tem os melhores resultados quando aliada à psicoterapia tradicional ou ludoterapia consoante o caso. No espaço de 12 sessões consegue melhorias notórias, aumento da qualidade de vida e redução do sofrimento com o alívio da tensão familiar. Espero ter esclarecido.
Boa Tarde, os comportamentes que refere parecem indicar problemas emocionais com os quais ele não sabe lidar, pois, provavelmente nem tem noção donde surgem nem o que fazer com eles. É fundamental que encontre um psicólogo, psicoterapeuta de crianças, para que seja avaliada a problemática, a intervenção adequada com a criança e sugestões de algumas alterações de comportamento aos pais. Os pais, podem também, eventualmente, procurar aconselhamento parental, pois a dinâmica relacional na família ( pelo menos entre alguns dos seus elementos) parece não estar a funcionar e pode estar a agravar o sentimento de mau-estar do seu filho. Ele necessita de ser ouvido e acompanhado para não agravar determinados sentimentos nem cristalizar atitudes e comportamentos.
O seu filho necessita de seguimento psicoterapeutico , para se perceber o porquê da sua revolta Não deixe o problema prolongar- se marque consulta De que está à espera ?
Bom dia. Como profissional e como pessoa só posso imaginar o seu sofrimento, angústia e desesperança. Sugiro uma Psicoterapia para compreensão global da problemática e intervenção adequada. Há solução. Um abraço, as melhoras e ao dispor.
Boa noite ,
Deve procurar ajuda de um psicólogo para avaliar melhor o que realmente está na base destes comportamentos , certamente também irá beneficiar de um acompanhamento que possa avaliar a dinâmica familiar.
Bom dia.
O seu filho pelo que descreveu tem dificuldade em lidar com a frustração e as próprios obstáculos da própria vida.
O ideal seria realizar uma avaliação psicológica no sentido de avaliarmos as componentes psicoemocionais e apartir daí realizar uma intervenção adequada e eficaz.
Boa tarde, primeiro que tudo, está no bom caminho. Procurou ajuda no sentido do bem-estar do seu filho. Concordo, que seria aconselhável agendar uma consulta de psicologia, para diagnóstico, avaliação e acompanhamento ao nível emocional, cognitivo e comportamental. É muito importante aprender quais as emoçoes que se estão a sentir e porquê. Desse modo, a gestão das emoções será realizada de uma forma mais benéfica, para dar resposta às situações do quotidiano. É igualmente importante o aconselhamento parental, para que possam partilhar as suas questões e alcançar novas estratégias de apoio na área da parentalidade. Tudo a correr bem, Sandra Duarte