Transtornos do Comportamento Infantil

8 respostas
Bom dia, tenho uma filha com 7 anos e anda no 2°ano, no entanto percurso escolar dela tem vindo a regredir, já que a pus numa explicação individual, nos escuteiros para ver se melhorava a auto-estima. Mas ao revés disso o interesse dela vai diminuindo, mas ao ponto de com a ajuda dos pais demorar todos os dias para. Resolver os TPC 3a4 horas. Que outras regras devo adotar para melhorar o seu desempenho escolar?
Normalmente quando existe uma mudança seja ao nível do comportamento, alimentação, sono e/ou rendimento escolar, deve-se compreender quais as causas. Estes são indicadores importantes que devem ser tidos em conta. Seria importante compreender o que originou essa perda de motivação, pelo que a ajuda de um psicólogo pode ajudar. Nem todas as crianças são iguais, pelo que os métodos devem ser adequados e personalizados. Tente conversar com ela de forma a perceber como se sente, quais as dificuldades que têm e em conjunto definirem melhores estratégias. É importante que ela tente fazer os trabalhos sozinha (mesmo que erre) e que depois, juntas podem corrigir e esclarecer dúvidas. Se precisar de algum esclarecimento adicional, não hesite.
Segundo a informação disponível, a criança parece estar sobrecarregada com atividades escolares. Se a sua filha apresenta dificuldades deverá ser realizada, preferencialmente na escola, uma avaliação psicológica e pedagógica para perceber quais as dificuldades. Deverá ter o apoio, na escola, para fazer face às dificuldades. A falta de motivação para a escola está, na maioria das vezes, relacionada com dificuldades que não foram detetadas. Os escuteiros parecem-me uma excelente decisão se a criança gostar. A explicação, nesta fase da escolaridade, serve para aumentar o sentimento de inadequação e para aumentar a desmotivação. As crianças têm diferentes ritmos de aprendizagem, se a escola não apresentar soluções procure alternativas.
Compreendo sua preocupação e a aflição relativamente ao desempenho escolar de sua filha. Todavia, é possível que haja outras questões cognitivas ou emocionais a interferirem no resultado da mesma, gerando ansiedade ou a desmotivação que menciona. Se, ao tentar dialogar com sua filha, perceber que a situação persiste, considere buscar um apoio psicológico, as crianças não expressam suas dificuldades tal como os adultos o fazem, e há situações que o suporte e o acompanhamento de um profissional pode ser essencial.
Para já, busque apoiá-la e colocar-se junta a ela neste desafio.

Bom Dia,
Antes de mais deverá marcar uma consulta para que seja realizada uma avaliação cognitiva, de forma a perceber se é apenas falta de interesse pela escola ou se existem mesmo dificuldades de aprendizagem. A falta de interesse e empenho pode também estar relacionada com algum problema a nível emocional que seria bom perceber. Se quiser marcar uma avaliação contacte-me, estou disponível.
Primeiro tem de perceber o porquê dessa mudança Se não conseguir sozinha leva- lá a uma consulta de avaliação psicológica para perceber o que se passa é se necessita de acompanhamento psicoterapeutico
Antes de pensar que regras deve adoptar, deve procurar perceber o que se passa. As causas podem ser muitas e multiplas, desde aspectos cognitivos ligados a dificuldades de aprendizagem até alterações na vida da família ou problemas de relacionamento do casal de que a criança se apercebe.
Falar com a sua filha, dar-lhe oportunidades de se expressar e ouvi-la com atenção é seguramente o primeiro passo e sem dúvida o mais importante. Mas nem sempre as crianças são capazes de se expressar com clareza, e muitas vezes têm medo ou vergonha de partilhar os seus verdadeiros sentimentos.
Se o problema se restringe exclusivamente ao contexto escolar e ao processo de aprendizagem, será recomendável marcar uma consulta de psico-pedagogia.
Boa tarde,
Acho pertinente ser acompanhada de imediato. As questões da motivação e do contexto escolar e familiar estão a condicionar o seu envolvimento na escola.

Ao seu dispor,
Nuno Pereira
É comum o sintoma ser considerado a perturbação.
A criança responde ao meio afectivo.
Sugiro que os pais se preparem para ajudar a menina procurando, para si próprios, apoio de um psicólogo.
É admissível que tenham nas mãos todas as soluções, apenas sendo necessário ganharem consciência delas e da vossa capacidade.
O mais importante para uma criança é o amor mas ela precisa de percebê-lo, de sentir amada e sentir que os pais se orgulham dela, tal como é.
Podem ser apoiados através em teleconferência.