Transtornos do comportamento

8 respostas
Boa noite eu tenho um filho com muitos problemas a nivel escolar não estuda .não convive com os amigos esta sempre sosinho na escola .e uma criança muito fechada so no mundo dele e não vai a escola .. O que me aconselham?
Boa tarde,
Aconselho a procurar um psicólogo com vista a realizar uma psicoterapia. Será uma forma de proporcionar um espaço para que ele se possa conhecer e olhar para o seu mundo interno.

Ao dispor,
Jorge Fonte
Do que refere sobre o seu filho quanto às suas dificuldades actuais em relação à escola (mesmo que não refira a idade e o nível de escolaridade do seu filho), considero que o ideal seria recorrer a um psicólogo, o qual realizaria uma avaliação psicológica, com a finalidade de identificar e compreender melhor o que se passa. E só assim, poderá saber como orientar e ajudar melhor o seu filho.
Seria recomendável que não deixasse a situação manter-se ou agravar-se muito mais tempo, pois há sempre o risco de a dada altura a criança ou o jovem começar a rejeitar a escola.
Boa tarde,
Era importante (e urgente) que o filho pudesse beneficiar de intervenção psicológica, para se compreender o que está na base da sua desmotivação. Do que descreve, o filho está desmotivado em várias esferas da sua vida, se a situação se mantém, tal afetará o seu desenvolvimento psicológico, social e académico. Também ao nível da personalidade.

Muito grata. Abraço. Anabela Vitorino Costa
Olá! Não mencionada a idade da criança, mas em todo caso penso que a primeira providência deva ser a realização de um psicodiagnóstico, para que o profissional tenha elementos suficientes para orientar a família a respeito das intervenções mais indicadas.
Cumprimentos
Olá, bom dia.
Apesar de não fazer referência à idade do seu filho, é possível perceber, pelas informações que aqui expõe, que as dificuldades que o memso apresenta estão a afeta-lo em vários domínios (escolar, social e, muito provavelmente, também no contexto familiar...). Aconselho a que, o mais brevemente possível, o seu filho possa ser avaliado por um psicólogo para averigar as causas dos comportamentos referidos e avançar para a intervenção terapêutica mais adequada, de modo a minimizar os comportamentos indesejados e o impacto dos mesmos, potenciando, assim, um desenvolvimento mais harmonioso e saudável.
Ao dispor,
Vera Santos
Ver os filhos crescer é das possibilidades mais extraordinárias da existência humana. No entanto, com as alegrias podem surgir também grandes preocupações. É de facto complicado lidar com situações difíceis dos nossos filhos e sentirmo-nos de certa forma impotentes. Envolve sofrimento e ninguém merece sofrer sozinho. Sugiro apoio psicológico. As melhoras.
Aconselho vivamente a procurar ajuda profissional, no sentido de avaliar a situação e delinear junto do seu filho e dos diversos contextos que o envolvem, a melhor estratégia terapêutica.
Era importante que o seu filho fosse avaliado em termos psicológicos para se saber o que se passa e que tipo de intervenção é necessária
RBC