Transtornos de ansiedade

7 respostas
Boa tarde, sofro de ansiedade há mais de 20 anos, tenho 40. Tomo Paroxetina (1 comp. 20 mg dia). Fiz análises, a pedido do médico de família e a minha serotonina está muito muito baixa. Sinto cansaço, sono e tenho olhar cansado... O que poderei fazer para elevar a serotonina, sem ser com alimentação porque isso já faço? A dosagem será suficiente? Obrigada
Bom dia. Se tem ansiedade patológica há 20 anos, não deve esperar melhorar rapidamente. O mais adequado será marcar uma consulta de psiquiatria ou psicologia e estabelecer um plano de tratamento. Cumprimentos,
Boa tarde!
Três aspetos importantes:
- Procurar o seu médico/a psiquiatra, afim de rever a terapêutica;
- Psicoterapia Cognitivo-compartamental;
- Exercício físico (plano adequado).
Ao dispor.
Melhores cumprimentos,
A paroxetina não tem como propósito "elevar" a produção de serotonina, mas sim impedir a sua recaptação. Pense desta forma: a paroxetina atua como a comporta de uma barragem, reduzindo a serotonina que escapa, permitindo que esta seja acumulada no local apropriado, estabilizando o humor e ajudando na diminuição da ansiedade.
No entando como a colega acima falou, talvez mais importante que a medicação, no caso de ansiedade crónica é a psicoterapia, que irá "ensiná-lo(a) a mudar a forma de ver/sentir/pensar sobre si e o mundo. Eu sei que parece muito difícil e que a medicação é mais "fácil", mas não há mudança sem querer e vontade. O caminho é difícil, mas possível.
Ao dispor.

Olá, tal como o colega indicou e bem, a paroxetina não tem como objectivo elevar os níveis de serotonina mas sim impedir a sua recaptação.
Este neurotransmissor influencia o apetite, desejo sexual, humor, sono, memória e aprendizagem, padrões de comportamento social, regulação da temperatura, entre outros. Para além da alimentação adequada (ingestão de carboidratos) que é importante e refere fazer, tem também à disposição a prática de exercício físico, exposição ao sol (luz natural), prática de meditação e ainda a possibilidade de praticar actividades que se traduzam em bem estar e felicidade. Todas estas estratégias contribuem para o aumento dos níveis de serotonina, contribuindo para uma maior sensação de bem estar. Se considerar pertinente procure acompanhamento psicológico, cujo objectivo no seu caso é o de estabelecer um plano adequado àquilo que procura. Boa sorte, alguma coisa que precise, conte comigo. Força!
Olá.
Refere que há 20 anos que sofre de ansiedade, o que realmente é muito tempo para estar em sofrimento, imagino o quanto deva ser difícil para si viver nessa situação.
No entanto, para além da medicação que toma, há outras formas complementares de tratar a sua situação. A Psicoterapia é uma delas.
Depois de uma avaliação adequada do seu caso e através da Psicoterapia é possível entender e aliviar a ansiedade e outros sintomas.
Estou ao seu dispor para qualquer outra questão.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Olá! Deve consultar o seu psiquiatra para reaver o plano terapêutico. Aconselho a procurar um psicólogo, para ajustar terapia complementar à medicação.
Ao dispor.
Para além de procurar um psiquiatra para regular a medicação. Deve procurar um psicólogo especialista que possa fazer um plano e aprender a baixar a ansiedade. Ao dispor.