Transtorno de Personalidade dependente

9 respostas
Tenho uma namorada e não consigo estar sem ela, necessito dela e estou sempre a espera dela
Isso afecta me a mim e a minha vida, não consigo fazer nada e estou sempre ansioso e nervoso, que devo fazer?
A psicoterapia nestes casos ajuda muito, pois ajuda-o a reconhecer dentro de si uma confiança, segurança e auto estima que lhe dão estabilidade. O que faz que dependa menos dos outros para encontrar a estabilidade interior em si. Espero ter ajudado.
Boa tarde!

Seria importante procurar ajuda!
Um/a Psicólogo/a Clínico poderá ser útil neste processo!
Não adie esse passo, vá em frente!
Boa sorte!
Já pensou em procurar um(a) psicólogo(a)? É muito importante estar a reconhecer que depende de alguém mais do que aquilo que considera ser saudável. Muitas vezes, quando estamos numa relação, surgem determinadas inseguranças que têm a ver connosco e não com a pessoa com quem temos a relação amorosa. Seria bastante positivo se partilhasse aquilo que sente com um psicólogo de forma a compreender-se melhor e, posteriormente, sentir-se melhor na relação. O sentimento de dependência é bastante disfuncional e pouco saudável para si e para quem está consigo. Procure apoio!
Um passo importante já deu. O reconhecer esse comportamento e querer mudar é fundamental. Essa ansiedade pode estar relacionada com inúmeros factores que é importante perceber e identificar. Procure acompanhamento e faça-o por si, pelo seu equilíbrio emocional e bem estar. Alguma coisa, disponha

Olá! Ter alguém para amar e com quem se preocupar é uma experiência positiva. Entretanto, ser dependente emocionalmente de um relacionamento a ponto de sofrer com ansiedade e nervosismo não é.
Que bom que parece ter percebido e admitido que algo não vai bem, na medida em que traz sofrimento a si e muito possivelmente ao relacionamento. O próximo passo é buscar ajuda profissional.
Uma das opções disponíveis é o acompanhamento psicoterapêutico online, via Skype. Caso não viva na região de Braga e considere a possibilidade do atendimento online, coloco-me à disposição.
Olá,
Uma relação afectiva deve ser baseada na confiança, no apoio mútuo, no afecto, na segurança e não na dependência.
A relação de afecto deverá ser o porto seguro que nos permite uma independência tranquila.
Pelo que conta, no seu caso não é isto que se está a passar e imagino o quanto essa situação seja dolorosa para si.
A Psicoterapia poderá proporcionar-lhe o auto conhecimento necessário para conseguir romper um padrão de relacionamento pouco satisfatório e iniciar uma nova forma de se relacionar, mais saudável e prazerosa.
Ao seu dispor para qualquer outra questão.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Olá!
A ajuda psicológica será uma mais valia. Poderá adquirir estratégias úteis para diminuir a dependência na sua relação.
Coragem.
Ao dispor,
Catarina Meireles
Olá!
Estar num relacionamento pode ser fantástico, se o mesmo for saudável, nos permitir crescer e evoluir em conjunto. Quando nos sentimos prisioneiros da nossas emoções a situação torna-se prejudicial para nós e para quem está connosco. Assim, este primeiro passo de procurara ajuda é fundamental.
Como as colegas mencionaram, a ajuda psicológica será uma mais-valia para o ajudar a entender as razões pelas quais sente essa ansiedade e a mudar alguns comportamentos que lhe provocam mal-estar.
Bom dia! Procure apoio especializado. É bom ter uma companheira, mas não é positivo percecionar esse grau de dependência. Procure perceber porque é que isso acontece. Aconselho iniciar uma intervenção com um psicólogo clínico com formação em terapia cognitivo-comportamental. Fique bem!