Tenho obesidade grau II, sei como deveria alimentar-me, mas falta a força de vontade! Tenho muitos p

7 respostas
Tenho obesidade grau II, sei como deveria alimentar-me, mas falta a força de vontade! Tenho muitos períodos de compulsão alimentar, dos quais tenho consciencia, mas que só após os mesmos, caio na realidade, com sentimento de culpa. Existe tratamento para isto? com medicação? Obrigada! Ana Paula.
Olá!
Em um percentual significativo dos casos a compulsão alimentar é desencadeada por questões de ordem emocional. Muitas pessoas usam a comida como escape para lidar com a ansiedade e/ou o estresse. Nesses casos a comida funciona como um conforto emocional, que pouco tempo depois é seguido pela culpa.
Algumas vezes a compulsão alimentar ocorre após curtos períodos de dietas extremamente rigorosas.
O tratamento multidisciplinar costuma trazer os melhores resultados, neste caso: médico endocrinologista, nutricionista e psicólogo.
O endocrinologista acompanha as interferências hormonais e verifica a eventual necessidade de remédios, o nutricionista cuida da dieta e o psicólogo das causas emocionais e psicológicas da compulsão alimentar e da motivação necessária para levar o tratamento adiante.
Enfim, não podemos dizer que o caminho seja fácil, mas podemos afirmar que vale a pena.
Abraço e boa sorte.
Boa sorte!
Concordo em absoluto com a opinião da colega. No seu caso o tratamento e acompanhamento multidisciplinar afigura-se como a melhor opção. Importante: é necessário a sua disponibilidade e investimento na mudança. Se não estiver preparada, não haverá mudança sustentada nem ganhos. A boa noticia é todos conseguimos alterar comportamentos auto lesivos. boa sorte
Olá. A compulsão alimentar é uma forma de compensação de um vazio emocional presente. Existe tratamento e este deve ser, como foi dito pelos colegas multidisciplinar para que obtenha os resultados que pretende de forma saudável e duradoura. Se pretende iniciar um processo de mudança, procure ajuda personalizada ao seu caso onde trabalhará também trabalhará aspectos motivacionais. Alguma coisa, disponha.
Boa tarde, Ana Paula!
Querer ter força de vontade pode não ser, de todo, o suficiente para a ter, como é o seu caso.
O processo psicológico que está por detrás não é assim tão evidente ou simples, o que requer identificar e intervir ao nível das causas que dificultam ou condicionam um plano alimentar adequado às suas necessidades e objetivos.
O acompanhamento psicológico, integrado no plano alimentar, neste caso, pode ser a sua melhor solução.

Olá Ana Paula,
Sabermos racionalmente algo, não que dizer que também o entendamos dos ponto de vista emocional. Diz que sabe como se deveria alimentar, mas lhe falta a força de vontade... o racional sabe o que deveria fazer, mas o emocional parece que boicota.
Em todas as perturbações do comportamento alimentar, as questões emocionais são absolutamente determinantes. A boa notícia é que as emoções podem se entendidas e trabalhadas e a partir daí os comportamentos podem ser mudados.
A psicoterapia (a par com as outras especialidades) pode ser o factor que falta para uma mudança comportamental necessária.
Estou ao seu dispor para qualquer questão.
Boa tarde,
Penso que a associação de psicoterapia com terapia medicamentosa poderá ser o mais indicado.
Caso lhe faça sentido, estou disponível para ajudar.

Cumprimentos,
Jorge
Boa tarde Ana Paula. A Compulsão Alimentar é uma perturbação do comportamento alimentar que se caracteriza pela falta de controlo que se tem sobre a ingestão de alimentos, consequentemente após a ingestão surge o sentimento de culpa por não ter havido um controlo do impulso. Esta perturbação é um ciclo perigoso, que se vai repetindo e criando um padrão de comportamento. Existe um impulso, surge a procura do alívio imediato que dá uma sensação de satisfação, que depois se transforma em culpa e em sofrimento. Não se come para se satisfazer as necessidades básicas saudáveis, mas para aliviar o sofrimento emocional, que após o acto de ingestão se mantém (apesar de ter sido aliviado por breves instantes) e às vezes mais intenso pelo sentimento de culpa e vergonha. O excesso de peso pode ocultar estados depressivos, de ansiedade, insegurança ou profunda insatisfação e mal-estar, e a comida pode converter-se na única forma de satisfação, ou como escape para eliminar a ansiedade e angústia. Estarei ao seu dispor.