Sofro muito com ansiedade, tenho fases que passo muitas horas só a pensar nisso... Não tenho ataques

7 respostas
Sofro muito com ansiedade, tenho fases que passo muitas horas só a pensar nisso... Não tenho ataques mas sinto sintomas que duram muitas horas e me causam bastante desconforto. Sobretudo sentir sempre o corpo muito leve, ou não sentir o corpo de todo e também desrealização, estes são os mais constantes. Em momentos (não muito frequentes) de maior ansiedade sinto nó na garganta, pressão no peito, tensão, falta de ar, tremores nas mãos/braços mas nunca parecem ataques pois duram muitas horas e não são muito intensos. Só a sensação de estar fora do corpo é que fica muito muito intensa e posso ficar com essa sensação o dia todo! Faço psicoterapia ha 1 ano e meio, procurei logo um psicólogo desde que as sensações começaram, pelo meio consegui um período de 7 meses sem me preocupar com a ansiedade e nos últimos 3 meses desse período os sintomas reduziram em 80%.. Mas tive uma recaída e tudo voltou... Sera que o meu caso é caso para medicação antidepressiva? Raramente sinto receios ou fobias, só frustração de estar assim! Os sintomas nunca foram incapacitantes mas toda a minha familia sofre de ansiedade, sou asmatico e tenho rinite e sinusite que não ajudam nada na situação! Desde já muito obrigado.
Os ataques de pânico estão enquadrados dentro das perturbações de ansiedade e podem limitar bastante o quotidiano pela sensação de perda de controlo sobre a sua vida. No entanto, na maior parte das vezes não comprometem o estado de saúde, o que pode ser avaliado pelos seus parâmetros vitais.
Existem estratégias simples que ajudam a minimizar o impacto das crises de ansiedade que conduzem a ataques de pânico. No entanto, a principal forma de as combater é a prevenção: conhecer bem os seus ataques de pânico e o contexto onde ocorrem podem ajudar a minimizar a sua ocorrência.
Por isso, sugiro que procure um profissional que possa ajudá-la a ultrapassar esta situação e, em último caso, recomendar-lhe a ida a um Psiquiatra para que possa ter um SOS para quando tudo o resto falhar.
Espero poder ajudar.
Se está a ser seguido por um psicólogo e se a terapia tem funcionado mantenha as sessões. É normal haver recaídas, fale disso com o seu psicólogo. Certamente que, juntos, vão compreender o porquê da sintomatologia ter regressado e adotar novas estratégias para lidar com a mesma. Não é fácil aprender a viver com a ansiedade mas é esse o caminho correto para a superação!
Boa tarde.
Existirem recaídas mesmo durante o processo de acompanhamento psicoterapêutico, fazem parte de todos os quadros psiquiátricos, incluindo as perturbações de ansiedade.
Seria importante que o/a Psicólogo/a que o acompanha tenha conhecimento afim de reavaliar o seu estado psicológico atual e se necessário reencaminhar para a especialidade (Psiquiatria)!
Ao dispor!
Boa sorte!
Viver com sintomas de ansiedade pode ser realmente frustrante e angustiante. Fale com o psicólogo que o acompanha sobre esta recaída, juntos podem perceber o que fez disparar os sintomas e quem sabe tal não se torna numa alavanca para um progresso na terapia. A sua frustração pode mesmo ser o motor e algo a ser trabalhado. Caso sinta necessidade, procure um/a profissional que o possa ajudar.
Como mencionou o colega, ter um comprimido em sos poderá ser uma ajuda nesta fase, tal não implica que tenha de tomar muito tempo. Se sentir
Espero ter ajudado.
Não fique assustado é normal durante o processo terapêutico haver avanços e recuos. Fale nisso com o seu psicoterapeuta .
Considero que a abordagem psicoterapeutica EMDR poderá ser muito importante para si. Procure um técnico que esteja habilitado (psicólogo ou psiquiatra) com esta formação. Consulte o site da Associação EMDR Portugal onde poderá encontrar os terapeutas credenciados, na zona do país que lhe for mais conveniente.
Nas situações de ansiedade, por norma os sintomas e a frequência com que ocorrem as crises tendem rapidamente a diminuir com as diversas técnicas cognitivo-comportamentais. E com os sintomas muito menos intensos, torna-se mais fácil perceber o que cria essa ansiedade e quais os pensamentos e situações gatilho. 1 ano de terapia para este processo não é muito, tendo em conta que muitos dos nossos pensamentos derivam de esquemas mentais muito enraizados. No entanto acredito que melhorar substancialmente a sua qualidade de vida, é possível. Também é essencial aceitar que apesar de todo esse conhecimento sobre si mesmo, vão existir algumas situações perfeitamente naturais que vão desencadear ansiedade, e aí o essencial é ter técnicas para gerir a situação.