Ansiedade

9 respostas
Sofro de despersonalização/desrealização devido a ansiedade. Gosto de meditar e sei que a pratica é benéfica para a ansiedade em geral mas o problema é que acho que me aumenta muito as sensações de despersonalização/desrealização... Durante a meditação eu não sinto o corpo de todo! Mas não me incomoda durante a pratica, mas depois essa sensação fica mais forte no dia a dia, também sinto sem meditar mas meditando acho que agrava. Não tenho medo dos sintomas nem pânico nem nada do género só é muito desagradável sentir essas sensações as vezes muito intensas a durar dias. Porem gostava de continuar a meditar para acalmar a minha mente! O que faço?
É possível que a meditação apenas intensifique um sintoma com o qual já convives. Sugiro que continue com as meditações, já que lhe acalmam, mas não deixe de buscar uma psicoterapia para lidar com a despersonalização.
Boa tarde,
Era importante que realizasse psicoterapia. Aconselho vivamente!
Melhores cumprimentos.

Faça meditações apenas de mindfulness (contemplativas) preferencialmente de olhos abertos e não durante de mais de 10 minutos. Evite meditações de foco (dirigir a atenção para um único estímulo) e retiros meditativos! Reforço a importância das recomendações já apontadas pelas minha colegas.
Sou terapeuta certificada em EMDR. E uma abordagem muito boa para a maioria dos transtornos psicológicos sem dúvida! O EMDR ajuda a re-processar mémorias do passado que por alguma razão geraram crenças desfuncionais para a pessoa. Muitas vezes a ansiedade é fruto destas crenças.
peço desculpa mas está a contradizer se então gosta mas não lhe faz bem meditar então nao medite! a meditação faz bem a quem se sente bem se não é o seu caso não o faça e pelo seu discurso acho que o melhor é falar e nao catalogar ou achar que algo bom para uns lhe fará bem a si penso que precisa de falar o que realmente sente e o faz sentir assim e deixar os jargões psicológicos em que se apoia procure um bom psicólogo e tente entender o que sente sem pôr nomes dificeis ou na modinha! fale ponha duvidas abra o seu coração e descubra se abraço
Bem haja,

Estou convicto de que não há uma resposta adequada para a questão tal como ela é exposta.
Posso dizer o seguinte: Práticas de meditação entre outras de índole transpessoal detêm a particularidade de se reportar a um leque vasto de experiências fenomenológicas que dependerão de factores particulares. Alguns fenómenos derivados de práticas de meditação poderão ter pontuais efeitos contraproducentes tal como verificado nos anos 70 pela antiga professora da Princeton University, a Dr.ª Patricia Carrington (responsável pela primeira reformulação clínica da meditação). Contudo, estes efeitos poderão ser mitigados por uma reestruturação das práticas diárias de meditação ou pela adopção de outra metodologia de auto-apaziguação ou aperfeiçoamento pessoal.

Ouso deixar a seguinte sugestão: procurar um psicólogo(a) com experiência ou enquadramento em questões transpessoais para que seja feita uma avaliação psicológica integral e para delinear uma estratégia terapêutica adequada ao caso.

Em suma:
A meditação é um processo que comporta mudanças psicológicas e tem uma utilização milenar como instrumento terapêutico. Sensações desagradáveis ou tidas como contraproducentes não são invulgares, isto é fazem por vezes parte do processo, e sugerem uma reformulação da metodologia pessoal. Tal não quer dizer que a meditação seja desaconselhável ou evitada a todo custo, mas, que se deva criar a plataforma necessária para que depois a meditação ou outra prática possa ser, posteriormente, usada de modo deleitoso - o que é suposto.

Votos para que tudo decorra pelo melhor.

Melhores cumprimentos.
Psicoterapia/técnicas de relaxamento e eventualmente
auto-hipnose poderão ajudar.
Considero que seria importante realizar psicoterapia e perceber essas sensações
Ao seu dispor
Rita Bicha Castelo
Bom Dia! Perante um quadro desses é necessário fazer Psicoterapia cognitivo comportamental. Atenciosamente Sandra