Sofro de depressão ha 20 anos,

10 respostas
Sofro de depressão ha 20 anos, agora estou medicada ha 2 anos com efexor xr 150 mg, ansilor que me desperta em vez de adormecer o que para mim é otimo. o Problema é o Socian 25 mg engordei 30 kg,amenorreia e prolactina elevada.
mas sem ele fico numa anedonia completa. Que fazer?
O seu caso merece ser avaliado na consulta de psicologia para se proceder a um diagnóstico correto da sua situação, bem como estabelecer a intervenção psicoterapêutica mais adequada.
Recomendo contactar um psicólogo clínico para avaliação do seu caso e possível seguimento em psicoterapia. O tratamento da depressão só é eficaz com psicoterapia combinada com psiquiatria.
Realmente a avaliação Psicológica é importante. É possível ter feito uma má gestão emocional, um apego a uma situação ou pessoa muito importante na sua vida, o desapego é salutar...Aprenda a confiar mais em si e na vida. Não exija tanto de si, ou no que poderia ter sido....O Acompanhamento em psicoterapia é crucial para conseguir ir à raiz do seu problema e brotar uma árvore mais viçosa!
Fala em acompanhamento com medicação que, ainda assim,parece não resolver tudo. Não refere acompanhamento com uma psicóloga, mas, o ideal para uma eficácia maior e uma mudança de vida, se assim o desejar, seria mesmo que consultasse uma boa profissional e que fizesse uma avaliação do seu estado e preparasse um plano de intervenção adequado a si.
Estarei à sua disposição se achar que posso ajudar, disponha.
Inicialmente talvez devesse consultar o médico prescritor ou inclusivamente procurar uma segunda opinião e tentar perceber se a medicação estará ajustada ou se necessita adaptações/alterações.
Paralelamente, deverá procurar um psicólogo/psicoterapeuta com o intuito de realizar uma avaliação e iniciar um processo psicoterapêutico que certamente será uma grande ajuda na recuperação.
Vários estudos comprovam que o tratamento psicofarmacológico conjugado com o acompanhamento psicoterapêutico é mais eficaz do que apenas uma das duas abordagens terapêuticas,pelo que, deveria recorrer a uma consulta de psicologia para ponderar com o clínico a vantagem de iniciar psicoterapia
Ola,
Quanto a medicação não me irei pronunciar pois de certo o medico que prescreveu deve ter tido em conta a sua sintomatologia quando fez a prescrição.
No entanto parece me ser fundamental que procuro um psicólogo clinico, para com este iniciar um acompanhamento psicoterapêutico adequado a sua situação e promover mudanças que lhe devolvam o bem estar.
Sem dúvida ouvir de novo o seu psiquiatra para que lhe dê uma medicação que não engorde, ou ouvir a opinião de outro psiquiatra. Também me parece bem recorrer, de forma complementar, a uma psicoterapia.
A doença psicológica como qualquer outra exige um tratamento sério e tem um período após o qual deve estar resolvida, nunca vinte anos... Pelo que deverá consultar um psicoterapeuta além de fazer avaliação da medicação que está a fazer, poderá estar a ajudá-la num aspeto mas por outro lado começa a sentir-se, incomodada com o seu aspeto físico, parece-me. Pelo que é muito importante que procure um psicoterapeuta que a avalie e encaminhe no processo de auto-conhecimento e na forma como tem estado a encarar a sua própria vida. Sei que parece muito mais fácil dizer mas tem que ter muita coragem para mudar e pedir ajuda é reconhecer a nossa própria humildade enquanto humanos todos temos alturas em que podemos necessitar de algum tipo de ajuda, ou deixar que a vida passe.
É aconselhável que faça uma avaliação psicológica para que se possa estabelecer um plano psicoterapêutico. 20 anos com depressão? Para mim parece muito tempo a sofrer...