Síndrome do Desamparo Aprendido

8 respostas
Síndrome do desamparo aprendido. É possível ter isto sem se ter passado por algo traumático? Estar se preso a uma vida sem querer?
Olá, para haver desamparo aprendido é necessário que a pessoa tenha sido sujeita a incidentes traumáticos, presentes passados, a que não deu a devida resposta. Estar-se preso a uma vida sem querer parece-me mais uma característica de um síndrome depressivo
Bom Dia, supostamente teria que ter existido alguma situação traumática que desencadeasse essa situação. Aconselho a marcar consulta com um psicoterapeuta para avaliação de forma a perceber de onde vem o problema.
A situação que descreve "estar preso a uma vida sem querer" pode corresponder a um quadro depressivo. Muitas situações podem estar na origem desse quadro, não sendo necessariamente um Síndrome do desamparo aprendido.
Para esclarecer a sua situação seria conveniente uma avaliação com um psicoterapeuta
Esse desamparo que sente parece estar associado a alguma depressão.
procure ajuda psicoterapêutica.
Ao seu dispor..
O desamparo aprendido explica bem o comportamento de ratinhos enjaulados. A teoria do trauma é outra leitura. O Ser humano tem muitas mais coisas, para além de eventos adversos e desânimo, que o enclausuram numa tristeza fora de controle, por exemplo, relações interpessoais emocionalmente dolorosas e pouco gratificantes. É possível, com intervenção psicológica, "sair da 'câmara de desânimo aprendido".
Viver-se preso a uma vida que não se quer pode revelar uma dificuldade em compreender, ou colocar em prática, aquilo que é melhor para si. Por vezes, é difícil desenvolver competências de assertividade e equilibrar os relacionamentos, sejam de que tipo de relacionamento estivermos a falar. Sugiro que faça o seu trabalho psicoterapêutico de desenvolvimento pessoal.
É possível quando emocionalmente há algum tipo de carência emocional. Sugiro uma avaliação do estado emocional.
Olá!
Este sentimento de desamparo, solidão, vazio está muito vezes associado ao quadro depressivo. Procure ajuda psicológica o quanto antes para não agravar o quadro clínico.
Espero ter ajudado, ao seu dispor!
Psi Anabela do Rosário Cruz