Septoplastia

2 respostas
Em 2016 realizei um septoplastia devido a um desvio de septo juntamente com uma rinoplastia fechada devido a uma pequena giba dorsal. O septo continuou torto e tornou-se mais aparente. O teto ficou aberto. O médico que me operou queria refazer a septoplastia para "colocar o septo no lugar". Outras especialistas os quais me consultei não concordavam com isso. Mas todos se espantavam com o resultado do meu nariz alegando a necessidade de nova cirúrgia. Consultei-me também com um otorrino que após ver exames alegou que não havia a necessidade de operar novamente o septo, e que o "desvio" era puramente estético.

Acabei realizando a segunda operação com um cirurgião diferente. A cirurgia foi aberta. Procedimentos: O teto foi fechado e a cartilagem da orelha foi enxertada para corrigir o "desvio" e a dita "falta de cartilagem" devido à primeira cirúrgia.

Após a cirurgia a base de meu nariz ficou extremamente inchada, com efeito nariz negroíde. Foi desesperador. Eu não tinha qualquer problema com a ponta de meu nariz, sendo assim, foi muito desesperador. O médico alegou ser normal e passageiro. Após 3 meses a base ainda permanecia extremamente "inchada" e sem definição. Após 1 ano houve melhora, mas a base continua entre 2 a 3x maior do que era. E estou desolada. A ponta adquiriu um formato de "bola". O dorso do nariz desce reto e faz uma curva na ponta. Do lado direito sinto uma grande saliência na sobreponta, este é o lado mais "inchado". Não sei mais se está inchado na verdade, após um ano, ou se esse será o resultado. O médico alega estar tudo normal e diz que o nariz está "harmônico". E isso é o mais desesperador. Principalmente quando vejo fotos de antes da cirurgia, é desesperador. A diferença é absurda. O nariz "torto" não me incomodava 1/10 do que está incomodando a ponta deste tamanho. Imagine minha situação, após 2 cirurgias. E ainda estou fora do país, sem condições de me consultar com um especialista.

Gostaria, se possível, de breves opiniões sobre possíveis complicações deste quadro. O que eu especulo no momento é que o inxerto de cartilagem tenha proporcionado tal deformação.

Obrigada
Por favor mande foto de frente e perfil do antes e depois
Obgd
Sousa Dias
Bom dia
A rinoplastia é uma das cirurgias de maior desafio para um cirurgião plástico, principalmente quando as queixas do paciente são do foro estético ou quando há desvios da pirâmide nasal; por vezes são necessários enxertos de cartilagem. A melhor opção é sempre uma avaliação presencial em consulta de cirurgia plástica.