Sentir falte de vontade para fazer

9 respostas
Sentir falte de vontade para fazer o que quer que seja pode ser sintoma de depressao?
Pode ser sintoma de um estado de humor depressivo. Mas só depois de uma avaliação mais aprofundada do caso se poderá dizer se é ou não. Nestes casos é necessária uma análise aprofundada de vários fatores sobre a sua vida e estados de humor nos últimos tempos.
Pode de facto ser sintoma de depressão, sendo que é necessário ver se existem outros sintomas que componham o diagnóstico e, no caso de se verificar, ajudam psicólogo e paciente a definir o caminho da intervenção.
Este sintoma só por si não é suficiente para se estabelecer um diagnóstico de depressão. Pode constituir um indício, contudo só uma avaliação rigorosa da sua situação poderá demonstrar inequivocamente a existência de um quadro depressivo.
É um dos sintomas da depressão : perda de prazer nas actividades de vida diária ( anedonia). Para se fazer o diagnóstico de depressão além da anedonia, temos o humor depressivo, a insónia e a perda de apetite . Estes sintomas têm de durar no mínimo 3 semanas para se fazer o diagnóstico de depressão.
Apesar de ser um sintoma que possa inferir um diagnóstico de depressão, é aconselhável fazer análises de rotina já que existem vários estados físicos gerais que podem ser a causa desse mesmo sintoma. Caso se averigue que não existe nenhum problema físico, procure um psicólogo.
Bom dia,
O que descreve é claramente insuficiente para diagnosticar uma depressão
pois é apenas um sintoma que pode estar relacionado, simplesmente com uma causa física, ou relacionada com um momento vivencial atual.
Tente primeiro analisar se há algum factor externo que propicie essa falta energia nomeadamente alterações nos seus padrões de atividade diária. Se não existir nenhum factor externo que propicie essa alteração comportamental deverá recorrer a uma consulta médica e verificar se fisicamente está tudo bem se ainda assim persistir esse sintoma e se lhe comprometer a sua vida nomeadamamente a pessoal, social e profissional deverá recorrer a ajuda um profissional de saúde mental pois conjuntamente com outros sintomas poderá de facto remeter para um quadro depressivo
sentir falta de vontade pode ser um indicador sim para sintoma de depressão mas não deve nem pode ser considerada unica e exclusivamente depressão por este fato pelo que é muito importante e urgente que procure um psicoterapeuta que faça uma avaliação detalhada e em conjunto perceba se realmente se trata ou não de depressão. Muitas vezes existe ainda a tendência de recorrer ao médico de família e o inicio da toma de medicamentos, atenção se realmente forem necessários o próprio terapeuta recomenda que consulte um especialista em psiquiatria. A abordagem relacional histórica tem um otimo suporte na intervenção de pacientes com depressao, precisa de se dirigir aos locais corretos e aos especialistas com formação adequada para ser avaliada.
Bom dia.
O que refere é um sintoma da depressão mas que sozinho e sem uma avaliação rigorosa não pode ser traduzido como depressão. Os motivos para não sentir vontade de fazer o que quer que seja podem ter uma razão específica. Só recorrendo a um/a especialista de Psicologia poderá obter a ajuda que precisa.
Espero ter ajudado.