Qual a diferença entre Bulimia

6 respostas
Qual a diferença entre Bulimia e a anorexia purgativa?
Ambas são perturbações alimentares, com diversas consequências graves, pelo que devem ter acompanhamento médico e psicológico. De uma forma breve, a bulimia caracteriza-se por episódios de ingestão excessiva de alimentos, seguida de indução de vómito ou consumo excessivo de laxantes e diuréticos. Se não houver a purgação, é considerado outro subtipo de bulimia, recorrendo a outro tipo de estratégias para controlar o peso. A anorexia do tipo purgativo, é semelhante à bulimia, passando por oscilações entre privação da ingestão de alimentos e consequente indução de vómito. Na anorexia, o peso corporal não é considerado normal, adaptado e saudável - está abaixo daquilo que seria a norma. Na bulimia o peso mantém-se dentro daquilo que é considerado normal.
Apesar de as estratégias serem semelhantes e haver uma preocupação com o peso e com a imagem, há outros critérios de diagnóstico que diferem para cada uma das perturbações, daí ser necessário efetuar um correto diagnóstico.
Ambas as situações enquadram se no distúrbio alimentar e devem ter acompanhamento psicoterapêutico clinico, com um psicólogo clinico , que deve articular no caso de ser necessário com o medico.
De uma forma MUITO BÁSICA, mas que facilmente quem não é psiquiatra ou psicologo entende, NA BULIMÍA o doente "faz coisas para tentar perder algum peso que acha que foi excessivo porque, por exemplo exagerou nas calorias ou quantidade de bolos, chocolate,qualquer comida ou até bebida" e acaba por provocar o vómito ou tomar laxantes para ter diarreias, enfim "purgar", quer dizer, deitar fora esse excesso. MAS VOLTA AO PESO QUE NORMALMENTE TEM E ACHA SER O IDEAL.NÃO SE NOTA UMA "MAGREZA" EXCESSIVA, por isso disfarçam muito mais perante familias, colegas, etc.Pouca gente ou ninguem desconfia. NA ANOREXIA, JÀ É MAIS VISÍVEL A "MAGREZA" E PERDA DE PESO EXCESSIVO DA PESSOA! As "tacticas usadas para perder peso, as tais "purgativas" são as mesmas,na Bulimía ou Anorexia.Mas a GRAVIDADE MÉDICA É MUITO MAIOR E MAIS GRAVE NA ANOREXIA. A ANOREXIA PODE CLARAMETE CHEGAR A EVOLUIR ATÈ RISCO DE VIDA/MORTE ! Em ambas o seguimento médico psiquiátrico é fundamental,associando psicoterapia a este.
Ambas as situações referidas acarretam imenso sofrimento para o próprio e muitas vezes para quem o rodeia. Enquadram-se dentro das perturbações alimentares, são de difícil intervenção devido à recusa da pessoa e podem trazer consequências gravíssimas em vários domínios, nomeadamente físico, emocional, social...
Na bulimia existe uma tentativa de controlo do peso através da indução do vómito, após ingestão exagerada de alimentos. O peso acaba por se manter estável.
Na anorexia e concretamente com esta componente purgativa, além da ausência prolongada de ingestão de alimentos, ocorre também a indução de vómito, toma de laxantes, exercício físico em excesso, entre outros.
Em qualquer uma o acompanhamento psicológico/psiquiátrico é fundamental.
De modo muito claro, a diferença entre a bulimia e a anorexia purgativa é o peso. Se a doente tiver um indice de massa corporal inferior a 18,5, a abordagem diagnostica passa para anorexia purgativa, se tiver mais para bulimia.
Na anorexia com episódios purgativos necessariamente existe a distorção da imagem corporal, ou seja, por mais que esteja muito magra a pessoa percebe-se como estando acima do peso.