Olá a todos. Tenho 43 anos. Quando tinha 25 anos foi-me diagnosticado crises de pânico. Graças a Deu

3 respostas
Olá a todos. Tenho 43 anos. Quando tinha 25 anos foi-me diagnosticado crises de pânico. Graças a Deus depois de medicado, as crises foram perdendo a força e até acabaram mas passei a ter Transtorno de Ansiedade Generalizada.
A medicação que faço desde então, ou seja, há 17 anos, nunca foi interrompida. Tomo Alprazolam 2x 1mg (libertação modificada) - Lyrica 2x 100 mg e Escitalopram 20mg ao pequeno almoço e 10 mg ao jantar.
Já fiz psicoterapia várias vezes, Mindefulness, Reiki e posso dizer que andei por outros caminhos dentro de religiões na procura da minha paz interior e vencer os sintomas associados à doença.
Tenho notado que há cerca de 3 anos o meu apetite sexual vem a diminuir drasticamente e um retarda muitíssimo a ejaculação. Fui há dois dias a um urologista porque comecei a ter desconforto após a ejaculação e foi me dito que o Escitalopram pode ser o causador disto.
A minha pergunta é: depois do que relatei, com a continuação da ansiedade, com o problema sexual e todos estes anos de toma da medicação (porque nunca me foi retirada.. foram sendo alteradas doses, substituindo por outros medicamentos, etc.) é possível dentro deste quadro um desmame, mesmo que longo, da medicação?
Estou com coragem para o fazer mas não sei até que ponto posso ir devido a estes anos todos de medicação. Estou tão cansado de tomar comprimidos e só vejo o meu cérebro a falir e o corpo.. Desculpem o texto enorme mas também pode servir de informação a outras pessoas e até, quem sabe enriquecer o conhecimento. Grato pela atenção.
Boa tarde,
Como refere são muitos anos de medicação, mas também de mau estar, agravado recentemente, com a questão sexual. Sem uma avaliação da situação é difícil dar lhe uma resposta, o que lhe posso dizer é que para iniciar um desmame, mesmo que lento, não o deverá fazer sem controlo médico, naturalmente, mas sobretudo sem retomar um processo psicoterapêutico sério e empenhado. Há concerteza uma série de sentires que não foram suficientemente trabalhados, nem foram encontradas novas formas de olhar a sua realidade interior e exterior de modo a sentir se mais apaziguado, ora, se iniciar o desmame antes de fazer face a essas questões, vai piorar a sua ansiedade. Se tem vontade, mergulhe em si, procure ajuda de um bom psicoterapeuta. Força.
Olá! Como já referiu a colega acima, o desmame deve ser realizado com o acompanhamento médico. Igualmente importante seria a realização de sessões de psicoterapia para que possa desenvolver/fortalecer recursos emocionais para enfrentar a ansiedade.
Ao dispor.
Boa tarde. Não existe outra forma de dizer isto - está tudo errado. No entanto seria necessário uma avaliação séria e rigorosa. Mas vamos por partes. Medicação para a ansiedade durante 17 anos é errado e negligente. Vários processos psicoterapêuticos e a ansiedade mantém-se, carece de mais informação sobre o processo em questão. Reiki?? Pra quê? O que é? O que trata? Como trata? E qual a validade científica? Mindfullness é uma técnica que só por si de pouco vale, deve ser integrada numa intervenção em conjunto com outras técnicas suportadas por um modelo de intervenção validado cientificamente, e, se após diagnóstico se justificar. Se a questão apenas se prende com a descontinuação dos fármacos consulte quem os prescreve. Na minha opinião tem sido acompanhado de forma deficitária e sugeria que procurasse uma avaliação de um profissional da saúde mental sério, rigoroso, e competente. Bem haja.