O que fazer para me tratar de depressão

8 respostas
O que fazer para me tratar de depressão há mais de vinte anos.?

Antes de mais, congratulo-o por este passo, ao colocar a questão é sinal de movimento e reconhecimento de uma necessidade.
A Depressão tem um grande impacto na vida das pessoas e seus familiares, podendo influenciar diferentes áreas da vida ( trabalho, relações com amigos, etc). A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma escolha eficaz na intervenção em pacientes com depressão. O EMDR ( dessensibilização e reprocessamento de informação por movimentos bilaterais) tem sido bastante utilizado também no tratamento da depressão, com bons resultados.
Acima de tudo é importante sentir-se acolhido, escutado com o/a profissional de saúde que escolha para o auxiliar no processo.
Precisa de fazer uma Psicoterapia onde possa desenvolver uma relação com um técnico que realmente a oiça e se interesse pelas suas dificuldades, de modo a conseguir ajudá-la a sair da situação em que vive já há tantos anos.
A distimia (perturbação depressiva persistente) tem tratamento. Não é propriamente fácil, e poderá ter de recorrer a medicação. A psicoterapia cognitivo-comportamental é a abordagem mais indicada para este tipo de acompanhamento.
Bom dia. A intervenção terapêutica deverá passar pela psicoterapia (tratamento psicológico) e, eventualmente, se for considerado necessário por si e por um médico psiquiatra, pode ser acompanhada por medicação. Porém, o plano terapêutico deve ser definido pelo psicólogo/psicoterapeuta que consultar após uma avaliação mais cuidada, adequada àquilo que o(a) tem afligido.
Sendo a depressão uma condição médica muito séria, causa grande sofrimento para os doentes, provocando significativa perda de qualidade de vida. Considero que está a ser uma pessoa de muita coragem, ao colocar esta questão, demonstrando uma vontade enorme de mudança. Este é o primeiro passo para um plano terapêutico eficaz. Não hesite em contactar um psicólogo de modo a ajuda-la na próxima etapa,sendo importante analisar os seus sintomas de forma mais cuidada. A Terapia Cognitiva-Comportamental é a abordagem mais eficaz para este tipo de patologia.
Deverá procurar ajuda psicoterapeutica. Existem diferentes abordagens para o quadro clínico que apresenta, tem que perceber qual fará mais sentido para si. Tente perceber se se sente bem com o técnico que encontrar, se sente que vai ao seu encontro, ao encontro do seu sofrimento.
É muito importante que procure ajuda Psicoterapêutica. Um fundo depressivo prolongado ou uma depressão "mal curada" deverá estar a ter um impacto limitador na sua vida e esse quadro pode ser transformado. Não podemos mudar o passado mas pudemos compreender o passado, actuar no presente para melhorar a qualidade do seu futuro.
Olá considero importante iniciar uma psicoterapia, pelo que descreveu. Ao seu dispor

Especialistas

Sandra Correia

Sandra Correia

Psicólogo, Terapeuta alternativo

Ericeira

Agendar uma visita
Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Dentista, Psicólogo

Guarda

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 35 perguntas sobre Avaliação Psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.