o que e periodontite?

6 respostas
o que e periodontite?
A Periodontite é uma doença dos tecidos de suporte do dente, incluindo ligamento periodontal (une dente ao osso) e gengiva.
Uma gengivite (inflamação aguda da gengiva com sangramento durante escovagem) está associada a presença de placa bacteriana e a higiene insuficiente e quando não é tratada, evolui para Periodontite que já é uma evolução crónica com perda de osso, aprofundamento do sulco gengival e retracção da gengiva.

Existem diversos graus de Periodontite e os tratamentos variam consoante o diagnóstico.
A periodontite é uma doença inflamatória do tecido periodontal (estrutura que suporta o dente no osso) e resultante do agravamento da gengivite (inflamação das gengivas). A causa primária é uma higiene oral deficiente, em que não se contempla o correcto uso de escova de dentes, fio dentário e uma boa pasta de dentes. A consequência mais grave da periodontite é a perda dentária, pois esta doença "destroi" o osso que suporta o mesmo. Outras consequências são: Mau hálito, recessão gengival (mirrar das gengivas), aumento da sensibilidade dentária, movimentação dos dentes, entre outras. A periodontite deve ser prevenida e tratada com a ajuda de um Médico Dentista.
A periodontite é a perda de suporte ósseo ao redor do dente. É a chamada "piorreia". Resulta da inflamação das gengivas durante um período longo de tempo. Normalmente está acompanhada de sangramento gengivas e resulta da perda dos tecido que unem o dente ao osso, os quais ao migrarem fazem com que a raíz do dente fique exposta, daí haver normalmente sensibilidade dentária associada. Num estado mais avançado, o dente fica com mobilidade e pode resultar na perda do mesmo se não for tratada. O melhor é consultar um Médico Dentista e tratar este tipo de patologias dentárias.
As doenças periodontais, vulgarmente conhecidas como doenças das gengivas, constituem um conjunto de patologias que enquadram a gengivite e a periodontite, ou “piorreia”.

Numa primeira fase, as bactérias causam apenas inflamação da gengiva e consequentemente uma gengivite, uma patologia reversível. Se esta situação inicial não for resolvida as bactérias podem também atingir o osso e, nessa altura, causar uma periodontite. Esta situação conduz a uma perda de suporte do dente, com a sua consequente mobilidade e, em casos mais severos, perda do dente. A Doença Periodontal poderá também provocar possíveis alterações inflamatórias em todo o organismo.
É importante salientar que a periodontte é uma doença crônica. Isto significa que a pessoa pode estar sem os sinais da doença, mas ela não sai completamente do seu organismo. Por isso, é necessário o tratamento para toda a vida.
É uma doença inflamatória ds gengivas e dos tecidos de suporte dos dentes. Quando não tratada pode levar à perda de dentes e doenças sistémicas como AVC, doenças cardíacas, descontrolo da diabetes etc.
A periodontite é uma doença multifactorial que destruindo as estruturas de suporte pode levar à perda total dos dentes.
Deve por isso ser acompanhada com especial atenção por um Médico Dentista ou outro especialista devidamente habilitado .