O meu filho de 16 anos desenvolveu

7 respostas
O meu filho de 16 anos desenvolveu o que me parece uma ansiedade a um determinado sítio e pessoa e diz que não se sente mto bem, pondo em causa o seu aproveitamento escolar. Como ajuda-lo?
É importante mostrar-se como base e porto seguro, a medida em que o acolhe nos momentos em que ele precise de refúgio; e que o incentive a crescer também. No caso da ansiedade é muito importante não menosprezar o que acontece e nem os sintomas, mas sim compreender o que se passa.

Se essa situação que refere for mesmo um quadro de ansiedade específica a este sítio e pessoa que refere - e se devido a isto o aproveitamento escolar está a ser prejudicado - é necessária uma intervenção por um profissional capacitado.

Mesmo que seja um quadro inicial, a psicoterapia pode trazer benefícios ao fortalecer alguns recursos internos para lidar com a situação e/ou pessoa que gera ansiedade, bem como desenvolver novos recursos para lidar com isso. Ser adolescente não é fácil e é uma fase muito exigente da vida, com novos papéis, tarefas e decisões e é natural que algum nível de ansiedade apareça. O problema está quando prejudica outras áreas da vida, sendo indicada, portanto, a psicoterapia.
A Ajuda benéfica é neste momento a avaliação psicológica por parte de um Profissional da área. Pois prende-se com o facto de podermos estar a falar de uma ansiedade fóbica, necessitando de avaliar a raiz da fobia,para poder assim avançar com um tratamento Psicológico, psicoterapia.
Nesse tratamento torna-se crucial reforçar os recursos internos, ou seja as suas capacidades para ultrapassar dificuldades como esta.

Seria muito importante, nesta fase, inicial recorrer o mais rapidamente possível à psicoterapia, para que a situação ansiogénica seja devidamente avaliada de forma a evitar o avanço para outras áreas de vida e/ou se torne crónica!
Mantenho-me disponível!
Seria importante estabelecer uma boa empatia com um psicólogo ou psicoterapeuta para reforçar a autoestima e abrir uma janela processo terapêutico para trabalhar esse medo. O seu filho terá de reforçar a sua estrutura para desafiar e ultrapassar o seu bloqueio.
Procuro um psicólogo ou uma psicóloga que o possa ajudar.

Ao dispor.
Recorrendo a ajuda de um psicoterapeuta que o poderá ajudar Porque não decidir e marcar consulta ?
Olá considero importante iniciar uma psicoterapia, pelo que descreveu. Ao seu dispor