Não consigo criar laços íntimos

6 respostas
Não consigo criar laços íntimos com as pessoas, mas sou uma pessoa bastante sociável. Penso que está relacionado com a relação com a minha mãe, que é uma pessoa controladora e 1 pouco egocêntrica e que nunca demonstra afectos. Sinto-me sempre insatisfeita... Qual a melhor terapia para resolver isto?
De acordo com a descrição feita na pergunta a melhor terapia que corresponderia as suas expetativas seria fazer psicoterapia. O facto de ser uma pessoa muito sociável deixa a entender que uma pessoa que tem um elevado grau de desejabilidade social (gosta de ser agradável, simpática e ir de encontro as expetativas das outras pessoas). Através de uma anamnese (entrevista clínica) aprofundada poderíamos perceber quais os motivos que a deixam tão relutante em criar laços íntimos e tentarmos trabalhar alguns objetivos que deseja atingir.
A informação que fornece na sua breve descrição é escassa e não permite responder à sua principal questão(qual a terapia mais adequada para resolver isto...). Todavia considero pertinente a procura de um profissional na área da psicologia para que possa avaliar adequadamente a sua situação e quem sabe depois recomendar a melhor solução terapêutica para o seu caso.
Concordo com os meus colegas quando pontuam que apenas uma avaliação psicológica poderá ajudar a orientar a melhor solução psicoterapêutica para si, bem como uma eficaz compreensão do seu problema. De todo modo, as principais abordagens e intervenções psicoterapêuticas (Cognitivo-Comportamental, Focada nas Emoções, Humanista, EMDR, etc.) possuem suporte técnico e teórico para o tratamento da maioria dos problemas do foro psicológico, portanto, creio que o mais importante seria escolher um bom profissional para avaliar adequadamente a sua situação e delinear um plano terapêutico conjunto, tendo por base a abordagem terapêutica que melhor atenda às suas necessidades.
Numa psicoterapia em que estabeleça uma relação proxima e íntima com o/a Psicoterapeuta, será possível, através dos acontecimentos nessa mesma relação, compreender o que lhe dificulta a proximidade. Tendo estas dificuldades, é natural e óbvio que se sinta insatisfeita, pois procura algo que quer (proximidade com os outros), mas que não consegue alcançar, provavelmente porque sente necessidade de se afastar sem ser clara a/as razões.
Pelo seu discurso, parece-me que procura a resolução do problema, com a ideia subjacente de precisar compreender as causas. Concordo consigo e recomendo que procure um trabalho terapêutico que lhe permita analisar-se. Ou seja, por exemplo, a psicoterapia psicanalítica.
De facto, neste caso a abordagem psicoterapeutica dinamica/ psicanalitica é a mais adequada.