Dependência emocional

10 respostas
Namoro há 12anos tenho uma filha com 2 e estou numa situação que nunca pensei, decidiu falar com outras mulheres, mudou a palavra passe do telemóvel para eu nao ver diz para ter confiança nele, como é isso possível??? Nao estou bem não consigo dormir só choro e percebi que não consigo viver sem ele preciso de ajuda não quero mais isto para a mim....
Boa tarde,

Seria importante que individualmente ou em conjunto procurassem ajuda!
A Psicoterapia pode, nesta fase complexa da vossa vida, uma estratégia eficaz!
Dar o primeiro passo é um caminho, para quem almeja a mudança!
Boa Sorte!
Ao dispôr!
Melhores cumprimentos.

Olá! É compreensível que esteja a sofrer por contra de um relacionamento tão longo, no qual já fez tantos investimentos emocionais. Entretanto, chamou-me a atenção o fato de afirmar "percebi que não consigo viver sem ele". Esse nível de angústia justifica a busca por ajuda profissional, para que possa avaliar a situação em perspectiva, refletir sobre o seu valor pessoal e sobre o que espera do seu relacionamento.
Caso deseje apoio psicológico para lidar com a situação, coloco-me à disposição. Meu gabinete de psicologia fica em Braga, mas também ofereço a opção do acompanhamento psicoterapêutico online, via Skype para pessoas vivem outras regiões.
Cumprimentos
Quando o amor parece excessivo, quando o amor se transforma em dependência... Quando o amor dá medo, quando as dúvidas e inseguranças chegam, o que fazer? Não há respostas fora de si, não há respostas mágicas que lhe possam acalmar. Mergulhar em seu afeto é o modo mais desafiador e eficaz para se posicionar diante de si mesma. O psicólogo pode fazer essa travessia consigo. Não hesite em procurar ajuda e investir em si.
Olá,
Percebo que se sinta angustiada com essa situação que descreve, estando você numa relação já tão longa e com um filha ainda muito jovem.
Uma relação afectiva não deve significar dependência, mas segurança, deve ser um porto seguro onde sente afecto, confiança e apoio.
Com o devido acompanhamento profissional poderá ser capaz de lidar da melhor forma com esta situação.
Ao seu dispor.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta psicológica para adultos - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Bom dia,
Aprecio a sua coragem na exposição que fez.

As relações são dinâmicas ou seja, sujeitas a mudanças que nos podem abalar e neste sentido, a nossa auto-estima e bem estar nunca deveriam ser guiadas por níveis de dependência excessivos fora de nós. Ter amor próprio, autonomia e trabalhar para a nossa felicidade é o primeiro passo para que os outros nos respeitem e admirem.

Efectivamente, a melhor estratégia é procurar uma ajuda especializada que possua experiência em psicoterapia de adultos.

Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Parente
Bom dia, a sua situação conjugal está atualmente a desafia-la e ao casal em termos do vosso crescimento, tanto individual como de identidade "casal". Seria importante entender este momento de crise como necessário e importante para a sua evolução como ser humano, pelo que recomendo vivamente que recorra a um psicoterapeuta individual ou de casal (no caso do marido estar de acordo), para que possam retirar o melhor partido deste momento das vossas vidas, com vista à obtenção de resultados sustentáveis a longo prazo.
Bom dia.
Todas as relações são diferentes e mesmo dentro de uma mesma relação, existem fases diferentes e desafiantes. Se esta fase está a provocar-lhe sofrimento e ansiedade, então o acompanhamento terapêutico poderá ajudar a fazer a gestão e resolução destes sentimentos. Fico à disposição.
Boa tarde.
Deve ser demasiado perturbador gostar de alguém e simultaneamente começar a não confiar na pessoa que se ama. Sentir que se gosta e recear que do outro lado o companheiro(a) poderá estar a ser infiel ou a faltar a lealdade é emocionalmente desgastante.
Procure um psicólogo bem recomendado.
Cps
Bom dia. Nas relações só se deve estar de livre vontade, sem dependência e sem angústia. Recomendo uma psicoterapia, para juntas reflectirmos sobre as fronteiras e limites do amor. Ao seu dispor
Mjoaocosme
Já é muito bom sentir que precisa de ajuda !
Necessita de iniciar psicoterapia !
Boa sorte
Rita Bicha Castelo