Dependência emocional

10 respostas
Namoro há 12anos tenho uma filha com 2 e estou numa situação que nunca pensei, decidiu falar com outras mulheres, mudou a palavra passe do telemóvel para eu nao ver diz para ter confiança nele, como é isso possível??? Nao estou bem não consigo dormir só choro e percebi que não consigo viver sem ele preciso de ajuda não quero mais isto para a mim....
Boa tarde,

Seria importante que individualmente ou em conjunto procurassem ajuda!
A Psicoterapia pode, nesta fase complexa da vossa vida, uma estratégia eficaz!
Dar o primeiro passo é um caminho, para quem almeja a mudança!
Boa Sorte!
Ao dispôr!
Melhores cumprimentos.




Olá! É compreensível que esteja a sofrer por contra de um relacionamento tão longo, no qual já fez tantos investimentos emocionais. Entretanto, chamou-me a atenção o fato de afirmar "percebi que não consigo viver sem ele". Esse nível de angústia justifica a busca por ajuda profissional, para que possa avaliar a situação em perspectiva, refletir sobre o seu valor pessoal e sobre o que espera do seu relacionamento.
Caso deseje apoio psicológico para lidar com a situação, coloco-me à disposição. Meu gabinete de psicologia fica em Braga, mas também ofereço a opção do acompanhamento psicoterapêutico online, via Skype para pessoas vivem outras regiões.
Cumprimentos
Quando o amor parece excessivo, quando o amor se transforma em dependência... Quando o amor dá medo, quando as dúvidas e inseguranças chegam, o que fazer? Não há respostas fora de si, não há respostas mágicas que lhe possam acalmar. Mergulhar em seu afeto é o modo mais desafiador e eficaz para se posicionar diante de si mesma. O psicólogo pode fazer essa travessia consigo. Não hesite em procurar ajuda e investir em si.
Olá,
Percebo que se sinta angustiada com essa situação que descreve, estando você numa relação já tão longa e com um filha ainda muito jovem.
Uma relação afectiva não deve significar dependência, mas segurança, deve ser um porto seguro onde sente afecto, confiança e apoio.
Com o devido acompanhamento profissional poderá ser capaz de lidar da melhor forma com esta situação.
Ao seu dispor.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta psicológica para adultos - 35 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Bom dia,
Aprecio a sua coragem na exposição que fez.

As relações são dinâmicas ou seja, sujeitas a mudanças que nos podem abalar e neste sentido, a nossa auto-estima e bem estar nunca deveriam ser guiadas por níveis de dependência excessivos fora de nós. Ter amor próprio, autonomia e trabalhar para a nossa felicidade é o primeiro passo para que os outros nos respeitem e admirem.

Efectivamente, a melhor estratégia é procurar uma ajuda especializada que possua experiência em psicoterapia de adultos.

Com os melhores cumprimentos,
Sérgio Parente
Bom dia, a sua situação conjugal está atualmente a desafia-la e ao casal em termos do vosso crescimento, tanto individual como de identidade "casal". Seria importante entender este momento de crise como necessário e importante para a sua evolução como ser humano, pelo que recomendo vivamente que recorra a um psicoterapeuta individual ou de casal (no caso do marido estar de acordo), para que possam retirar o melhor partido deste momento das vossas vidas, com vista à obtenção de resultados sustentáveis a longo prazo.
Bom dia.
Todas as relações são diferentes e mesmo dentro de uma mesma relação, existem fases diferentes e desafiantes. Se esta fase está a provocar-lhe sofrimento e ansiedade, então o acompanhamento terapêutico poderá ajudar a fazer a gestão e resolução destes sentimentos. Fico à disposição.
Boa tarde.
Deve ser demasiado perturbador gostar de alguém e simultaneamente começar a não confiar na pessoa que se ama. Sentir que se gosta e recear que do outro lado o companheiro(a) poderá estar a ser infiel ou a faltar a lealdade é emocionalmente desgastante.
Procure um psicólogo bem recomendado.
Cps
Bom dia. Nas relações só se deve estar de livre vontade, sem dependência e sem angústia. Recomendo uma psicoterapia, para juntas reflectirmos sobre as fronteiras e limites do amor. Ao seu dispor
Mjoaocosme
Já é muito bom sentir que precisa de ajuda !
Necessita de iniciar psicoterapia !
Boa sorte
Rita Bicha Castelo

Especialistas

Ingride Alvaredo

Ingride Alvaredo

Psicólogo

Lisboa

Isabel Carrilho

Isabel Carrilho

Psicólogo

Almada

Joana Norton

Joana Norton

Psicólogo

Lisboa

Alice Patrício

Alice Patrício

Psicólogo

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 2 perguntas sobre Transtorno da Personalidade Dependente
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.