Medo de relações pessoais - ou

7 respostas
Medo de relações pessoais - ou seja- vontade de me tornar invisivel ou de desaparecer quando estou rodeada de pessoas em ambiente fechado acabando por ter ataques de ansiedade VS pânico. Como tratar? Tem cura?
A dificuldade nas interações sociais e o sofrimento psíquico que descreve parecem fazer parte de uma Fobia ou Ansiedade Social. Mas apenas uma avaliação psicológica realizada por um profissional poderá indicar o diagnóstico mais adequado, até porque estes sintomas também estão presentes na Perturbação da Personalidade Evitante, daí necessidade de uma avaliação psicológica eficiente. A indicação terapêutica mais eficaz quer para a Fobia Social, a Perturbação de Personalidade Evitante ou ainda para a necessidade de desenvolvimento de competências sociais é a Abordagem da Terapia Cognitiva. O tratamento é ajustado às necessidades e dificuldades de cada pessoa, mas o sucesso do processo terapêutico, por norma, vai depender da interação entre o terapeuta, as técnicas e abordagem utilizadas e o cliente..
Respondendo à sua questão se tem cura e como tratar, quando se faz Psicoterapia é importante que a pessoa vá conhecendo/descobrindo a causa dos seus medos e criando para si um sentido do motivo desses mesmos medos e só assim a pessoa começa a conquistar liberdade na sua própria vida, cada caso é único e o ultrapassar os medos e angustias depende da motivação de cada pessoa no próprio processo psicoterapeutico. Só quem não se pensa não muda.

Será importante realizar-se uma boa avaliação psicológica!
Nestes tipos de quadros psicopatologicos a Psicoterapia Cognitivo-comportamental Comportamental assume-se como relevante!
Sim, tem tratamento. Sem uma entrevista clínica completa, é difícil opinar se se trata de ansiedade social, eventualmente associada a características específicas da personalidade, e/ou se a questões contextuais ('ambiente fechado') que influenciam a manifestação dos sintomas fóbicos. Em qualquer dos cenários, a terapia cognitivo-comportamental revela-se útil e eficaz.
A ansiedade patológica tem "cura", sim, contudo é importante ter algum cuidado com as expectativas, pois a ansiedade é uma resposta inata do nosso organismo, pelo que, não se elimina na totalidade, nem seria desejável, já que necessitamos dela. A terapia cognitivo-compirtamental costuma ter bons resultado s nos quadros de ansiedade, reduzindo essa ansiedade patológica para uma ansiedade normal e funcional,
O quadro que descreve parece indicar para um quadro de fobia social. Entretanto, é fundamental a avaliação de um profissional para confirmar esta hipótese. O tratamento existe e quando bem conduzido traz melhoras significativas à qualidade de vida do paciente. Segundo diversas investigações científicas, a associação entre a psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental com o tratamento medicamentoso traz resultados mais rápidos.
Realmente o primeiro passo seria uma avaliação médica e psicológica para compreender a natureza e dimensão dos sintomas e a melhor forma de intervir. A primeira linha de tratamento e a psicoterapia. Mediante a gravidade dos sintomas ou a resposta ao tratamento, poderá ser benéfica a associação de fármacos, no sentido de atenuar mais eficazmente os sintomas e permitir uma maior eficácia da psicoterapia.