Logo na 1ª consulta de medicina

4 respostas
Logo na 1ª consulta de medicina geral foi-me medida a tensão. Foi-me receitado Nebilet que, após 3 dias, senti formigueiro e sensação de "braço pesado" que durou 1 semana. Após 1 mês, tudo voltou e desde Julho que tomo Inderal 10. Será efeito da medicação? Logo na 1ª consulta é para tomar medicação?
Dependendo da história clínica e de factores de risco presentes bem como dos valores da pressão arterial, efectivamente pode estar indicada a terapêutica farmacológica logo na primeira avaliação. Contudo, se desenvolveu efeitos laterais com a medicação, deverá ser reavaliado no sentido de eventual alteração da medicação em curso.
Espero ter ajudado.
Sem mais de momento, atenciosamente, Brenda Domingues.
A introdução da medicação anti-hipertensora na primeira consulta de medicina geral e familiar, apesar de ser realizado algumas vezes, não deve ser a norma.

No entanto, a introdução da medicação depende na primeira consulta de vários fatores que não estão disponíveis na questão apresentada.

De qualquer forma, o que é habitual fazer-se, após a deteção de tensões arteriais altas, é pedir ao doente que as meça fora do consultório, as registe e mais tarde traga esse registo à consulta, onde as tensões devem ser novamente avaliadas.

Quanto à opção farmacológica para controlo das tensões arteriais, o nebilet e o inderal não devem ser as primeiras opções para o controlo tensional...no entanto, mais uma vez, não é possível dizer de acordo com a informação apresentada, se foi ou não uma boa escolha.

Os melhores cumprimentos.
Apenas acrescentaria, como medida complementar, caso tenha algum peso a mais, para um melhor controlo da tensão arterial, beneficia se mudar de hábitos alimentares, procurando reduzir o peso de forma saudável. Uma perda de peso de 10% já contribui com ganhos para a saúde e auxilia a controlar melhor a tensão arterial.
A questão que coloca não tem natureza genérica e deve conversar com o seu médico