Há cerca de 8 anos, que tenho

7 respostas
Há cerca de 8 anos, que tenho ataques de pânico. Já fiz vários tipos de terapias, além da medicação que tomo, e não obtive grandes resultados. Será que a algum tratamento, que me possa ajudar?
Sim, o tratamento psicoterapêutico (muitas vezes adjuvante ao tratamento psiquiátrico) de 1ª escolha para a perturbação de pânico (com/sem agorafobia) é a terapia cognitivo-comportamental. Os resultados são bastante bons, e o prognóstico muito favorável.
Da minha experiência, o tratamento exclusivamente farmacológico pode não ser suficiente! Será importante combina-lo com a Psicoterapia. A procura de um/a Psicólogo/a poderá ser uma boa opção.
Normalmente opto por uma intervenção de cariz Cognitivo-comportamental, na qual tenho obtido bons resultados!
Boa Sorte!
Joana Cordeiro Dias
A emergência de ataques de Pânico está fortemente correlacionada com a evolução diversas perturbações que podem ser de natureza biológica, psicológica ou social. É essencial começar por conhecer o genero e a idade do doente, bem como recolher detalhadamente os seus antecedentes pessoais. A titulo de exemplo as perturbações da Tiróide que surgem nos períodos tardios da vida podem explicar uma incidência tardia.Uma historia clínica cuidada permite o diagnostico diferencial com quadros que simulam o pânico, nao o sendo, como no caso da patologia valvular. Existem ainda situações intrinsecamente associadas à personalidade. Por isso a eficácia e o tipo de tratamentos dependem muito de uma avaliação médica adequada. Habitualmente o quadro é de facil tratamento
Sim existe. A terapia cognitivo-comportamental é eficaz. Os ataques de pânico ocorrem no contexto de qualquer perturbação de ansiedade, assim como de outras perturbações como a perturbação depressiva, stress pós-traumático e até outras condições médicas cardíacas, respiratórias, gastrintestinais, entre outras.
Somente um médico/psiquiatra e um psicólogo o poderão auxiliar com um diagnóstico e tratamento eficazes.
Desejo-lhe as melhoras, encontro-me ao seu dispor. Patrícia Moreira
Recomendo Psicoterapia. Mais importante do que o tipo de Psicoterapia é a pessoa com que vai desenvolver esse trabalho. O facto de as terapias que fez (e não refere quais) pode não estar só associado a uma falta de eficácia do tipo de intervenção em si, mas da forma como foram aplicadas.
Caso não tenha ainda feito psicoterapia psicanalítica, seria esse o meu conselho. É um trabalho de compreensão do sintoma e de transformação.
Sem duvida que é horrivel sofrer tanto tempo.
Se existe uma doença com esta duração na qual os farmacos não ajudam é imperativo fazer psicoterapia.
Na verdade sendo uma doença com esta duração, sou de opinião que psicoterapia de longa duração pode ser um bom contributo.