Fobia social

10 respostas
Boa noite!
Sou um jovem de 17 anos (faço os 18 para o mês que vem) e de há uns anos para cá sinto que a minha saúde mental está cada vez mais debilitada. Estive a pesquisar na internet acerca dos meus sintomas e a resposta mais provável para o meu problema é eu ter transtorno de ansiedade social (ou fobia social). No entanto, gostaria de obter a confirmação através de um especialista e caso tenha este problema gostaria de ser tratado o mais rapidamente possível. Vou então relatar alguns sintomas que sinto: fico extremamente nervoso em situações de grandes ajuntamentos sociais, mesmo que conheça todas as pessoas que estão nesse grupo; nas conversas do dia-a-dia não consigo manter o contacto visual e fico muito nervoso e sem saber exatamente o que dizer quando falam comigo; ao andar na rua estou sempre preocupado com a minha postura ao andar, o que faz com que ande de forma desajeitada e artificial; não consigo manter contacto com qualquer rapariga pois os nervos apoderam-se de mim (o que faz com que não consiga ter relações amorosas com ninguém); penso que as pessoas estão todas contra mim e que não gostam de mim; não consigo ter uma relação achegada e de confiança com ninguém (nem mesmo com os meus pais); atividades que antes me davam bastante prazer (jogar futebol por exemplo) são agora "mais uma" atividade, ou seja, já não sinto prazer em fazê-la; ando sempre triste e a querer "desaparecer" deste mundo...
Ficaria muito agradecido caso alguém me pudesse dizer que problema eu tenho?
Cumprimentos!
Olá! Relata muitos sintomas típicos da fobia social, entretanto não é possível fazer um diagnóstico apenas com base em informações transmitidas pela Internet. É fundamental que marque uma consulta para que o diagnóstico possa ser feito com o cuidado necessário.
Entretanto, independentemente de ter ou não fobia social, penso que se beneficiaria muito de uma psicoterapia, para aprender a lidar com essa situação e superar as dificuldades que tem enfrentado.
Boa sorte!
Concordo com a colega. A fobia social ou transtorno de ansiedade em situações sociais e de desempenho causam sofrimento e perdas de oportunidades. A psicoterapia permite que o paciente possa ressignificar suas experiências, permite sua reestruturação cognitiva, treino de habilidades sociais e o aprendizado de técnicas de relaxamento. Portanto, recomendo a psicoterapia como tratamento.
Bom dia. Mais importante que atribuir uma designação ou nome aos sintomas que enuncia é assinalar o profundo sofrimento em que se encontra e o impacto enorme que eles estão a ter na sua vida. É vital que procure ajuda o mais depressa possível, procurando na zona onde mora um psicologo em quem confie e com quem possa desenvolver um acompanhamento psicoterapêutico. Por muito dolorosa ou dificil que lhe possa parecer a sua situação, você tem as capacidades necessárias para a ultrapassar e viver feliz, mas tem que dar esse primeiro passo! Procure ajuda o mais depressa possivel.
Boa tarde,
Concordo com os anteriores colegas, o evitamento, antecipação ansiosa e mal estar nas situações sociais causam grande sofrimento e limitam em muito a sua qualidade de vida, pelo que deve procurar ajuda Psicoterapêutica o mais breve possível.
Ao seu dispor
Bom Dia, pelos sintomas que descreve poderá ser sim fobia social, no entanto, o ideal é marcar uma consulta para que seja feita uma avaliação mais formal de forma a confirmar se efetivamente se trata desse problema.
Bom dia jovem de 17 anos.
Li com muita atenção o sua história e realmente aquilo que sente é respondido pelo chavão "fobia social". Mas cuidado com o dr. Google, este não é um fato à medida e acaba por exagerar em tudo. Não obstante vou-me focar mais na autoscopia e considerações que faz, que nos sintomas que descreve.
Além de identificar os seus desafios, consegue perceber diretamente os seus impactos no dia-a-dia e fazer a devida correlação e isso, requer um esforço que considero ser considerável. Na minha opinião não considero que tenha um problema, tem questões para trabalhar como todas as pessoas têm.
Objetivos que considero serem importantes a curto prazo.
Marque uma consulta com um psicólogo para poder iniciar o seu processo de psicoterapia. Procure não estar "super" focado no seu problema pois tenderá a dar demasiada importância e a maximizar os sintomas. Não recorra muito ao dr. Google pois este dará sempre o pior cenário, levando a que construa uma realidade que até pode não ser realmente a sua.
Um passo de cada vez aproximar-se-á das soluções e distanciar-se-á dos problemas.
Ao dispor,
MJP
Bom dia
Na verdade estabelecer diagnósticos a partir de uma descrição de alguns sintomas nem sempre é assim tão simples (nem sempre o que parece é). Além disso um diagnóstico por si só, ainda que correcto não lhe resolve a situação. Evite o Google porque provavelmente só lhe vai trazer mais ansiedade e assim que lhe for possível marque consulta com um psicoterapeuta. Depois poderá decidir melhor o que fazer.
Cumprimentos
Olá, parece-me pelo que relata que existe um nível de ansiedade elevado relativamente à interação com o outro, seja no singular, seja no plural, uma insegurança e falta de confiança significativas, que o levam a estar supervigilante ao que o circunda, com supercontrolo, atento ao olhar do outro, a imaginar o que o outro pensa de si, se pensa "bem", ou não tão bem (o que teme). Seria relevante proceder a um trabalho psicológico (reflexão e elaboração) sobre o que ao longo da sua vida passada e presente faz com que se sinta tão inseguro, desamparado, pois existem "certamente"/provavelmente circunstâncias de vida, que o levaram a não estruturar uma dimensão psíquica de estabilidade, sentimento de ser suficientemente amado, valorizado. Atendendo a que se encontra no fim da adolescência, fase da vida em que procuramos o contacto com o/s outro/s, este é emergente, em que temos uma grande necessidade de nos afirmarmos, socializarmos, fazermos parte de grupos e ter relações de intimidade, esta insegurança de base que parece existir, vai claramente dificultar este desejo, a necessidade de aproximação, deixando-o inseguro, com medo de não "ser como os outros", não "estar à altura" do que os outros esperam, daí nem saber muito bem o que dizer, como andar, etc.. considero que seria importante poder consultar um psicólogo clínico, no sentido de compreender o que está por detrás da grande ansiedade social, donde vem toda essa insegurança, pois existe uma grande ansiedade de aproximação do outro, para poder desbloquear a mesma, e pouco a pouco ir ganhando confiança em si, nas suas qualidades e aproximando-se dos outros, o que iria diminuir o nível de tristeza. Espero tenha ajudado. Abraços. Carla Xavier.
Concordo com os colegas. Deverá obter apoio psicoterapêutico e descrever os seus sintomas. As melhoras.
Bom dia.
Embora os sintomas que relata sejam os sintomas típicos de uma fobia social, existem muitas outras variantes que são importantes para a avaliação e diagnóstico, assim como a duração, impacto e outras patologias que possam estar associadas. Dessa forma, realizar uma avaliação psicológica rigorosa seria benéfico para diluir todas as suas dúvidas e caso necessário seguir para psicoterapia para conseguir ganhar estratégias e ferramentas que lhe permitam lidar com a situação.
Qualquer outra dúvida estou ao dispor.