Eu sofro muito de ansiedade e tenho

4 respostas
Eu sofro muito de ansiedade e tenho regularmente ataques de pânico. Estou constantemente a pensar que vou morrer, e que tenho problemas no coração. Do nada deixo de sentir o meu batimento cardíaco e começo com as mãos suadas, qual o melhor tratamento para evitar estas crises?
Isso que você descreveu (mãos suadas, sensação de morte, medo de problemas no coração, etc.) pode indicar realmente um quadro de crise de ansiedade e/ou pânico.
Para esses casos, um psicólogo pode ajudar. Especialmente se ele usar uma abordagem cognitivo-comportamental, pois, durante o processo, psicólogo e paciente encontram juntos estratégias de pensamento e de comportamento que interrompem ou diminuem os sintomas durante as crises.
Para além disso, trabalham também a causa das crises e da ansiedade e intervém de maneira a diminuí-las.
Mais importante do que isso é procurar ajuda e começar o tratamento para que as crises não se agravem.
No mais, fico à disposição para tirar quaisquer outras dúvidas que possam surgir.
Exmo/a Sr./a,

Muito provavelmente e pelos sintomas que descreve pode estar a sofrer de uma Perturbação de Ansiedade/Pânico, no entanto o diagnóstico deve ser realizado com rigor, uma vez que existem sintomas semelhantes a outras psicopatologias. Tenho acompanhado há mais de uma década vários casos semelhantes e obtido bons resultados utilizando a Terapia Cognitivo-comportamental. Dependendo do grau de gravidade também é aconselhável a combinação da terapia anteriormente referida e farmacoterapia.
Permaneço ao dispôr!
Esses sintomas que descreve indicam que você sofreu um ataque de pânico. O tratamento mais indicado e mais eficaz é a psicoterapia cognitivo comportamental com muitos bons resultados segundo a minha experiência e segunda a investigação científica.
Sou psicoterapeuta cognitivo-comportamental e especializei-me, há alguns anos, em psicoterapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através dos movimentos Oculares) e tenho tido excelentes resultados no tratamento de perturbações da ansiedade nomeadamente nos ataques de pânico com a psicoterapia EMDR; o que vai de encontro a investigação cientifica. Recomendo vivamente!
Esta psicoterapia inovadora é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Procure informações na comunidade cientifica sobre a psicoterapia EMDR.