Eu sofro de síndrome de despersonalização

6 respostas
Eu sofro de síndrome de despersonalização e parece que maior parte dos médicos não entende ou estudou esta doença por isso é bastante difícil encontrar em Lisboa/Almada um psiquiatra que tenha conhecimento sobre o mesmo ja sofro a cerca de 5 anos, onde devo acudir?
Os sintomas que descreve sai muito difíceis de conviver, pelo que facilmente se entende a frustração de saber o que se passa consigo e não lhe "darem ouvidos". Procure fazer uma Psicoterapia, é o mais indicado para a ajudar a entender as razões para o seu mal-estar.

Aconselho a procura de um/a Psicólogo/a afim de realizar uma avaliação psicológica e psicoterapia.

A vertente cognitivo-comportamental é uma boa opção!

Mantenho-me disponível!

Boa sorte!
Acho que deve procurar um psiquiatra que tenha também uma formação em psicoterapia e que portanto saiba ouvi-lo numa consulta com uma hora de duração. Se esse psiquiatra ao fim de uma hora de consulta não souber, pelo menos em linhas gerais, o que se passa, então mal andam as coisas.
O mérito do psiquiatra com a formação em psicoterapia é que domina ambos estes campos de conhecimento
Olá,
lamento responder tardiamente mas só agora vi a sua questão. De facto o quadro de despersonalização isolado é bastante raro. Frequente é a sintomatologia de despersonalização/desrealização ocorrer no contexto da perturbação de pânico (com ou sem agorafobia).
Deverá que ser cuidadosamente avaliada.

Atenciosamente
O síndrome de despersonalização é, de facto, muitas vezes sentido como algo de elevada estranheza para a pessoa. Esse facto é ainda mais acentuado pela dificuldade que o vazio emocional traz para a relação com os outros que o rodeiam.
A relação psicoterapêutico que este síndrome exige é, ele próprio, o principal entrave ao sucesso da intervenção.
Por esse motivo, qualquer psicoterapeuta que controle bem a relação de transferência e contra-transferência poderá ajudá-la bastante nas suas queixas e, eventualmente, poderá também encaminhá-la para uma consulta de articulação em Psiquiatria.
Boa tarde. Partilho da opinião de todos os especialistas que se pronunciaram sobre este quadro complexo. Mas, ao contrário do que o que foi dito por alguns ilustres Psiquiatras, na sua proverbial tentativa para secundarisar o papel da Psicoterapia feita por Psicólogos (Especialístas!!), estou crente de que todos os que estamos habituados a lidar com casos delicados como este, seremos capazes de ajudar. Digo, baseado em estudos levados a cabo por Psiquiatras e Neurocientístas, que apesar de se ter identificada. em muitos casos, uma anomalia neuroquímica ( possível envolvimento, disfuncional, das vias serotoninérgicas, opióides endógenas e N-metil D-Aspartato glutaminérgicas) não têm registado resultados significativos com a administração de Psicofármacos. Mas, em abono da verdade, também não há uma Psicoterapia absolutamente eficaz para garantir a erradicação da situação, Mas, como eu defendo, ficar parado é que não é resposta, nem solução. Por isso, acho que deve procurar alguém competente, na sua área de residência, que "agarre" o caso e se dedique a ele, através do recurso aos meios que se revelarem mais adequados após uma análise clínica exaustiva. Psicólogo ou Psiquiatra? De preferência os dois, numa interligação constante. Só beneficiará com isso. Entretanto, espero que vá melhorando. Sempre ao seu dispor.

Manuel Domingos (Neuropsicologia e Psicologia Clínica e da Saúde).