Eu acredito na homeopatia porque já resultou comigo, mas mesmo assim não consigo entender como um pr

3 respostas
Eu acredito na homeopatia porque já resultou comigo, mas mesmo assim não consigo entender como um produto tão tão diluído em água, numa escala tão reduzida.. Como é que mesmo assim funciona?
Primeiro, não funciona pelas mesmas regras que os medicamentos convencionais. Para a Homeopatia (e outras terapêuticas não convencionais) a doença não é algo de material que se instala no organismo, para a Homeopatia é uma instabilidade do organismo, e essa instabilidade é imaterial, sendo tratada com medicamentos imateriais. As qualidades terapêuticas (imateriais) da substância são reveladas através dum processo de potenciação, que acompanha as diluições. Comparativamente, a substância não diluída não tem essas qualidades. O que funcionou consigo foi precisamente este conjunto de princípios.
A primeira premissa fundamental da Homeopatia pode ser extraída da frase latina "Similia similibus curentur" que significa "o semelhante cura o semelhante". De um ponto de vista c, a Homeopatia pode ser descrita como uma terapia que estimula os mecanismos de defesa do organismo, como resposta a um desequilíbrio fisiológico que dá origem ao aparecimento de "sintomas patológicos" de doença e subsequente processo degenerativo, que afecta as estruturas anatómicas dos diferentes órgãos e sistemas fisiológicos do corpo humano. Por isso a Homeopatia Funciona
Eu sou Psicólogo Clínico e da Saúde mas com formação em fitoterapia, pois o nosso corpo “fala”, como resposta à nossa mente; e acaba por adoecer.
Uma das máximas da Homeopatia é a de que a trabalha com a extrema diluição das substâncias que causam as doenças. E quanto menor a quantidade dessa substância, mais energia o remédio tem e, portanto, maior o seu poder de cura.
Resumindo: A lógica da medicina homeopática é utilizar as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las. Para isso, essas substâncias são bem diluídas em água, até que fique uma quantidade que seja o suficiente para aliviar esses sinais, em vez de intensificá-los.

Alguma dúvida, disponha.
Dr. Bruno Fernandes (Algarve).