Eu acredito na homeopatia porque já resultou comigo, mas mesmo assim não consigo entender como um pr

3 respostas
Eu acredito na homeopatia porque já resultou comigo, mas mesmo assim não consigo entender como um produto tão tão diluído em água, numa escala tão reduzida.. Como é que mesmo assim funciona?
Primeiro, não funciona pelas mesmas regras que os medicamentos convencionais. Para a Homeopatia (e outras terapêuticas não convencionais) a doença não é algo de material que se instala no organismo, para a Homeopatia é uma instabilidade do organismo, e essa instabilidade é imaterial, sendo tratada com medicamentos imateriais. As qualidades terapêuticas (imateriais) da substância são reveladas através dum processo de potenciação, que acompanha as diluições. Comparativamente, a substância não diluída não tem essas qualidades. O que funcionou consigo foi precisamente este conjunto de princípios.
A primeira premissa fundamental da Homeopatia pode ser extraída da frase latina "Similia similibus curentur" que significa "o semelhante cura o semelhante". De um ponto de vista c, a Homeopatia pode ser descrita como uma terapia que estimula os mecanismos de defesa do organismo, como resposta a um desequilíbrio fisiológico que dá origem ao aparecimento de "sintomas patológicos" de doença e subsequente processo degenerativo, que afecta as estruturas anatómicas dos diferentes órgãos e sistemas fisiológicos do corpo humano. Por isso a Homeopatia Funciona
Eu sou Psicólogo Clínico e da Saúde mas com formação em fitoterapia, pois o nosso corpo “fala”, como resposta à nossa mente; e acaba por adoecer.
Uma das máximas da Homeopatia é a de que a trabalha com a extrema diluição das substâncias que causam as doenças. E quanto menor a quantidade dessa substância, mais energia o remédio tem e, portanto, maior o seu poder de cura.
Resumindo: A lógica da medicina homeopática é utilizar as mesmas substâncias que causam os sintomas das doenças para tratá-las. Para isso, essas substâncias são bem diluídas em água, até que fique uma quantidade que seja o suficiente para aliviar esses sinais, em vez de intensificá-los.

Alguma dúvida, disponha.
Dr. Bruno Fernandes (Algarve).

Especialistas

Filipe Almeida Serrano

Filipe Almeida Serrano

Homeopata, Osteopata, Terapeuta alternativo

Carnaxide

Cátia Amoreirinha

Cátia Amoreirinha

Homeopata

Algés

Paula da Palma Bodas

Paula da Palma Bodas

Homeopata

Lisboa

Helena Maria Camacho Simôes

Helena Maria Camacho Simôes

Homeopata, Médico de família

Porto

Alfredo Carvalho

Alfredo Carvalho

Homeopata, Osteopata

António Chalaça

António Chalaça

Homeopata

Odivelas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 1 perguntas sobre Retorno de consultas Homeopatia
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.