Desconfio que sofro de personalidade

6 respostas
Desconfio que sofro de personalidade de Boderline com traços de personalidade obsessivo compulsivo é possível? Qual o tipo de tratamento mais indicado nestes casos?
Sim, é possível! Aliás, o que é mais raro é um paciente sofrer apenas de uma perturbação. A comorbilidade de doenças psiquiátricas é muito frequente. Mas cada diagnóstico só deve ser feito por um especialista pois deve fazer o despiste e diagnóstico diferencial de todas as doenças não psiquiátricas que se manifestam como parecendo doenças mentais mas que na realidade não o são. Após esse despiste de doenças médicas e se se confirmar que se trata efectivamente de doença mental então pode-se estabelecer um plano terapêutico que pode passar por medicação, psicoterapia, exercício fisico...em separado ou em conjugação de acordo com o parecer do psiquiatra e do paciente que estabelecem um acordo de funcionamento em equipa.
É efetivamente possível. Após um diagnóstico preciso, consideraria importante definir o que para si é de maior relevo ou preocupação e iniciar um trabalho conjunto com as diferentes especialidades (médico de família, psicólogo e psiquiatra) no sentido de minimizar o impacto dessas dificuldades no seu dia-a-dia. Não subestimando a importância de se "dar um nome às coisas", parece-me mais pertinente trabalhar gradualmente, no decorrer do processo psicoterapêutico, a aceitação das dificuldades evidenciadas e possíveis estratégias de minimização do sofrimento delas decorrente. Não se deixe envolver em leituras na web de sintomas e características, procure um especialista pois cada caso é um caso e a web tende a generalizar. Saliento ainda que as pessoas não são um conjunto de sintomas e que as dificuldades experienciadas devem ser compreendidas para além da sua denominação.
Sim ,e possivel e comum haver essa associação / cormobiidades entre doenças psiquiatricas. O tratamento mais eficaz é a psicoterapia cognitivo comportamental.
A verdade é que muitas vezes vamos "buscar" traços de personalidade a diferentes tipos de personalidade. A questão não é reunir traços de diferentes tipos de personalidade, mas sim saber se alguma delas se encontra a um nível patológico e qual o nível de interferência no seu dia a dia, na forma como se relaciona com os outros, com o mundo e consigo mesmo. Quando estes traços interferem significativamente e causam sofrimento, poderemos estar no patamar do patológico.
Neste caso, é necessária a realização de uma avaliação psicológica e o acompanhamento psicoterapêutico com o intuito de minimizar o impacto dessas caraterísticas. Em alguns casos pode ser necessária a toma da medicação.
Sim, é possível, e não é tão raro assim. No entanto o diagnóstico deste tipo de perturbações deve ser feito por profissional especializado que possa também, desde logo, oferecer ajuda para lidar com os sintomas que manifestará.
Sim, claro, que é possível! E, ao contrário do que alguns colegas entendem, não se trata de nenhuma comorbilidade; já que ser borderline traduz o nível de desenvolvimento emocional em que a pessoa se organizou, enquanto que ser obsessivo-compulsivo relaciona-se com o seu tipo de personalidade. Em meu entender, o tratamento mais eficaz nestes casos é a psicoterapia, de preferência de orientação psicanalítica relacional. Pois, embora os resultados possam não ser imediatos, só esta abordagem pode trazer uma esperança de cura para o paciente, ao oferecer-lhe como que uma segunda oportunidade para poder retomar o seu desenvolvimento psíquico, que terá ficado comprometido algures na sua infância.