Depressão

7 respostas
Boa noite. Sou introvertido, calado, tímido, muito ansioso,tenho 36 anos, ando a tirar um curso superior e bloqueio sempre nos exames, no trabalho ando cansado das mudanças existentes acordo sem vontade de ir trabalhar e enfrentar o dia. Sinto num buraco sem fundo. Que posso fazer?
Bom dia! A sua situação carece de maior exploração e de avaliação. Pelo que apresenta, o lado laboral está a gerar-lhe uma grande desmotivação, logo está «sem vontade de ir trabalhar». É fundamental saber quais são as suas funções, há quanto tempo está no trabalho, quais são os valores profissionais que maior peso têm na sua vida e perceber que tipo de respostas a sua empresa dá a esse nível, que tipo de mudanças têm ocorrido, qual a sua satisfação com a profissão (está a exercer o que gosta?), etc. Um outro aspeto relevante é estar a trabalhar e a estudar em simultâneo, por si só bastante desgastante. Quanto tempo tem para descansar? Está a descansar o suficiente? Como gere o tempo trabalho-estudos? Quanto tempo dedica a outras atividades (por exemplo, amigos e desporto)? As razões do «bloqueio» nos exames é outra linha de análise. Como vê, há muitos pontos a explorar e, claramente, pode beneficiar de um acompanhamento psicológico. Ao dispor.
Boa tarde. Várias dimensões da sua vida não estão a funcionar, e o que descreve, leva-me a aconselhá-lo que procure, com brevidade, um psicólogo clínico ou um psiquiatra.
Considero que a sua sintomatologia é claramente relacionadas por fatores psicológicos que terão haver com dificuldades relacionais agravadas por um certo tipo de personalidade e pela existência de ansiedade crónica e generalizada que poderá estar a desenvolver um quadro de astenia psíquica e eventual física. Portanto deverá ser avaliado inicialmente por um Psiquiatra de preferencia com Formação Psicodinâmica e ser em simultaneo ter um acompanhamento psicoterapeutica.
Bom dia,
Com base no que descreve e tendo em conta as características descritas, aconselho a que procure ajuda de um profissional (Psicólogo e/ou Psiquiatra) de forma a que lhe seja feita uma avaliação adequada e o devido acompanhamento.
Obrigada
De acordo com os sintomas descritos, revela-se importante procurar ajuda técnica. Pode começar pelo médico de família. Outra opção seria procurar os serviços de psicologia da sua faculdade. Caso estas opções não sejam viáveis, procure um psiquiatra e um psicólogo. Tudo de bom para si!
Boa tarde,
A vida por vezes perde o seu propósito, talvez um espaço onde se pudesse pensar e conhecer o ajude. Fica aqui a sugestão para iniciar uma psicoterapia.

Cumprimentos,
Boa Noite! Seu caso sinaliza terapia, procure uma psicóloga.