Como saber se é mais acertado recorrer a um psicólogo ou a um psiquiatra?

10 respostas
Como saber se é mais acertado recorrer a um psicólogo ou a um psiquiatra?
Boa tarde. Se recorrer a um psicólogo, ele poderá avaliar a sua situação e encaminhá-lo (a), para um psiquiatra com quem trabalhe. Se fosse comigo era o que faria. Há casos em que a psicoterapia, sem medicação e de forma mais duradoura, resolve os problemas apresentados. Há outros casos em que é necessária medicação. Nesses casos, só um psiquiatra poderá medicar. Desejo-lhe as maiores felicidades.
Olá, boa tarde.
Em muitos casos os melhores resultados são obtidos por meio da associação da psicoterapia com o tratamento medicamentoso.
Boa tarde,
Independentemente da necessidade, ou não, de consulta psiquiátrica, a intervenção psicológica é sempre fundamental.
Concordo com o colega acima quando recomenda a procura de o psicólogo, (se possível psicoterapeuta). Se considerar eventualmente necessária algum tipo de medicação, esse profissional recomendará que consulte também um psiquiatra.
Muito pertinente a sua questão. Inicialmente recorra a um psicólogo para fazer uma avaliação da situação. Mediante isso, sendo um bom profissional e perante necessidade, irá encaminhar para psiquiatria. Sem dúvida que, dependendo das situações, a combinação de psicoterapia com psiquiatria, efetiva os resultados a longo prazo.
Bom dia os melhores resultados são com psicoterapia e ajuda de medicamentos, caso necessite.
Ao seu dispor. Faço consultas online
Tal como os colegas expuseram, pode acontecer necessitar só de psicoterapia e não ter que se medicar (sempre último recurso) pois na psicoterapia trata-se a causa e origem do problema e não só o sintoma (o que acontece com medicação, ou seja, psiquiatria). Por vezes pode ser necessário complementar ambas as terapias, como tal, primeiro e antes de mais tem que recorrer a um psicólogo e avaliar a sua situação. Ao dispor. Lisboa
Boa tarde.
É frequente a questão que coloca, apesar de existirem algumas semelhanças, entre a psicologia e psiquiatria, existem diferenças extremamente importantes.
Ambos são habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais. Estão preparados para realizar um processo de psicoterapia e ajudá-lo a lidar com questões relacionadas aos transtornos mentais.
Em razão da formação médica, os psiquiatras podem prescrever tratamentos medicamentosos enquanto que os psicólogos têm por base técnicas de psicoterapia.
Quer os psiquiatras como os psicólogos são tipicamente treinados para fazer psicoterapia – conversando com seus pacientes sobre seus problemas, atuando digamos assim na “raiz do problema”. No entanto, os psicólogos são os profissionais que observam de perto o comportamento humano. Investigam padrões de sono, alimentares e procuram a compreensão de pensamentos negativos que podem estar a causar ou contribuindo para o problema. Quanto aos psiquiatras, baseiam-se numa investigação mais forte na biologia e neuroquímica. Após a realização do diagnóstico inicial, geralmente prescrevem medicação.
A psiquiatria é uma especialidade médica promovendo a saúde e intervindo na doença com um intuito curativo.
A psicologia é uma ciência que estuda a mente nos seus processos mentais e psicológicos com o intuito de descobrir, identificar e compreender como lida com o ambiente (interno e externo), como reage aos estímulos, estudando os processos mentais e a sua expressão em termos de comportamento, afectos, sentimentos, pulsões com o intuito de participar num projecto comum, com a pessoa, para alcançar metas pessoais desde o equilíbrio ao entendimento passando pela reflexão, reconhecimento e trabalho de modo harmonizar e conciliar a pessoa consigo própria e as suas realidades alcançando a realização pessoal e a capacidade de intervir, corrigir e apreciar a vida em equilíbrio consigo e com os outros.
Boa tarde.
Procure um clinico de medicina geral, bem recomendado, que possa fazer essa avaliação por si e encaminhar.
Todavia, qualquer profissional de saúde que seja rigoroso deveria saber melhor encaminhar ou trabalhar em colaboração quando o problema apresentado assim exige.
Felicidades
Penso que deverá começar por ir a uma consulta de psicoterapia, se for necessário será encaminhado para o psiquiatra, para ser medicado
Cumprimentos

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!