Como posso saber se sou trans ? Devo procurar um psicólogo primeiro pra ter certeza ?

9 respostas
Como posso saber se sou trans ? Devo procurar um psicólogo primeiro pra ter certeza ?
Olá!
Aconselho fortemente a procura de um psicólogo para te ajudar não só nessa descoberta, mas também nas decisões/mudanças decorrentes dela.
Independentemente da resposta para a pergunta ser sim ou não, o simples fato da dúvida existir já é motivo suficiente para buscar apoio psicológico.
Ao dispor.
Bom dia,

A resposta estará em ti, no que sentes, nas tuas vivências, e um/a psicólogo/a com conhecimento na area poderá ajudar a explorar e perceber sem julgamentos. A resposta pode ser trans ou outra, porque a identidade de género tem muitas variantes e não há respostas certas a não ser encontrar a que te faz sentir mais tu mesmo/a.
Em qualquer caso, é necessariamente um processo complexo emocionalmente (pode ser também fisicamente ) e é fundamental explorar com alguém com experiência na área.
Eu tenho trabalhado com pessoas trans MtF, FtM, não binárias, em consulta particular e no âmbito do serviço de aconselhamento psicologico da ILGA.
Estou disponível para responder a duvidas sem qualquer compromisso.

Cumprimentos,
Tânia
Tem total indicação para procurar um pai
Boa sorte
Gostaria de perceber a resposta (e a necessidade de a dar) da Prof. Dra, que, no mínimo, me parece invalidante da pergunta.
Quanto a pergunta, você só precisa de procurar um psicólogo se achar que necessita de se compreender melhor e de perceber porque sente o que sente e como pode agir. Independentemente do problema. Sendo um problema de identidade de gênero e eventualmente de orientação sexual, recomendo um psicólogo se possível psicoterapeuta especialista em sexologia.
Excelentes colocações das colegas Ana Lúcia Pereira e Tânia Pereira Dinis. Creio que já tenham abordado a questão em todas as suas possíveis vertentes e sim, o facto de questionar sugere que estejas em busca de respostas que somente você mesma/o poderão encontrar. O psicólogo como elemento neutro pode acompanha-la/o nessa jornada rumo a uma maior realização em todos os aspectos da sua existência.
Olá.
Parece que as respostas à sua pergunta já são suficientemente esclarecedoras. Gostaria apenas de acrescentar que o prolongamento do adiamento levantará ainda mais dúvidas à sua questão, pelo que sugiro que procure acompanhamento tão breve quanto possível.
Bom dia. Recomendo psicoterapia para se conhecer melhor ou hipnose clinica regressiva que também realizo. Ao seu dispor
Mjoaocosme
Um psicólogo, sim. Acima de tudo uma pessoa com quem seja possível criar um espaço de diálogo, de encontro, de descoberta, de construção de identidade.
O mais adequado seria procurar um(a) psicólogo(a) com especialização em sexologia clínica, para que possa fazer um processo de avaliação de Disforia de Género. Quem trabalha especificamente com estes pacientes, saberá encaminhá-l@ caso a resposta de diagnóstico seja positiva. Sendo negativa também saberá trabalhar as questões identitárias que @ levam ao seu consultório

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!