Como encontrar psicólogo no Porto

7 respostas
Como encontrar psicólogo no Porto com experiência e resultados no tratamento de perturbação de personalidade esquizóide/evitante?
A Perturbação de Personalidade Evitante é diferente da Perturbação de Personalidade Esquizoide, pelo que, antes de tudo, séria necessário que o profissional realizasse uma avaliação psicológica com diagnóstico diferencial para melhor compreensão do problema e delineamento do plano terapêutico.
Psicólogos com formação especializada e experiência em psicoterapia cognitivo-comportamental, em especial em terapia cognitiva focada em esquemas (o qual me incluo), são os mais indicados por ser uma terapia especialmente desenvolvida para o tratamento de Perturbações de Personalidade. No geral este tipo de tratamento exige maior investimento temporal, técnico e relacional do terapeuta e cliente, sendo necessário um trabalho de gestão de recursos e expetativas ao longo de todo o processo terapêutico.
Muitas vezes essas 2 perturbações da personalidade são co-mórbidas. A terapia focada nos esquemas costuma revelar bons resultados.
Experiência, pode não ser significativa e resultados, são difíceis de mensurar no geral e ninguém tem estudos objectivos da própria prática clínica. Não lhe consigo recomendar ninguém no Porto, mas escolha alguém com quem se sinta bem e lhe pareça possível criar uma relação íntima. Se não se sentir assim, continue a procurar.
É importante referir que a maior parte dos psicólogos de linha cognitivo-comportamental tem treino específico para amenizar alguns aspectos mais disfuncionais desse funcionamento que possam estar a interferir de forma significativa na vida do indivíduo. Portanto, sugiro que procure um psicólogo nessa linha de intervenção. Eu tenho alguma experiência no tratamento de Personalidade Evitante (embora não seja essa a minha especialidade) e atendo no Porto. Se desejar podemos conversar para que eu possa esclarecer dúvidas adicionais.
As perturbações de personalidade são uma patologia que acarretam um elevado sofrimento emocional continuo.
As abordagens multidisciplinares podem ajudar a controlar o mau estar.
Assim, o uso de psicofármacos adequados estão particularmente indicados nestes casos.
Devemos ter um apoio psicoterapêutico adequado que pode ser de suporte, cognitivo comportamental, ou dinâmico.
Nas perturbações de personalidade é fundamental o estabelecimento de uma relação terapêutica salutar.
Boa noite!
Normalmente, da minha experiência estas duas perturbações aparecem simultaneamente. Há semelhança de outras perturbações da personalidade e psicológicas, é fundamental o estabelecimento de uma boa relação terapêutica. Os resultados naturalmente surgiram. O trabalho em co terapia (Psicólogo/a e Psiquiatria) é fundamental.
Ao dispor!
Boa sorte.
Da minha experiência, a intervenção deverá sempre ter em conta o uso de psicofármacos e uma abordagem psicológica (não pré-definida) que promova o bem-estar do cliente. Ao seu dispor