Bom dia, eu sofro de ansiedade e ataques de pânico a minha médica de família receitou me escitalopra

6 respostas
Bom dia, eu sofro de ansiedade e ataques de pânico a minha médica de família receitou me escitalopram juntamente com victan em casos de sos, encaminhou me para uma psicóloga no centro de saúde ao qual me disse para retirar o escitalopram e fazer só o victan todas as noites... Mas como tenho dias que me sinto bem não tomo o victan... So acho estranho porque quando vou lá só me fala da medicação e as consultas cada vez são mais curtas esta última vez estive com ela uns 15 minutos nem tanto... Só queria perguntar se é normal este procedimento e se a psicóloga me pode mexer na medicação ou se será melhor procurar outro profissional? Obrigado
Boa tarde,
A medicação só deve ser alterada pelo médico (de família, psiquiatra) que lha receitou e o/a acompanha. O psicólogo não prescreve medicação, numa intervenção multidisciplinar pode propor ao médico que o/a acompanha algum ajuste na medicação, com base na evolução ou não dos sintomas por exemplo. Em relação ao atendimento, se não se sente satisfeito e se a relação estabelecida não é empática, pode sempre procurar outro psicólogo.
Os psicólogos não podem medicar nem tão pouco alterar medicações.
Cumprimentos
Bom dia,
Sem querer ser simplista, mas sendo muito objectivo se de facto o que acontece nas consultas é como descreve isso é muito grave. A psicóloga está a incorrer numa pratica negligente.
cumprimentos
Relativamente à medicação deve cumprir o que lhe foi prescrito pela sua médica. Quaisquer dúvidas relativamente à mesma deve discuti-las com a médica que a acompanha. Recomendo a terapia cognitivo comportamental para a perturbação de ansiedade. As sessões não devem ser inferiores a 40/45 minutos, até um limite de 60 minutos.
Boa tarde

Efetivamente a prescrição ou a retirada de medicamentos não se inscreve na área da psicologia. Apenas os médicos estão habilitados a receitar/retirar os medicamentos adequados, consoante cada pessoa e de acordo com o seu estado clínico.
As sessões de psicologia têm, por norma, uma duração entre 45/60 minutos.
Obrigada pela sua partilha que muito valorizo. Sugiro que possa contatar o local onde realizo consultas de especialidade na área de psicologia através da pesquisa da Clinica Marca da Mente em Vila Nova de Famalicão.
Será atendida por um profissional, dando assim a oportunidade de ver as suas questões respondidas e realizado o encaminhamento mais indicado para a especialidade que no momento mais beneficia.
Cumprimentos
Paula Campos
C.P OPP n. 12232