Boa tarde, tenho filho de 19 anos e iniciou crises de ansiedade em fevereiro, aquando da época de ex

2 respostas
Boa tarde, tenho filho de 19 anos e iniciou crises de ansiedade em fevereiro, aquando da época de exames. Levei-o ao médico de clienica geral que lhe receitou uns ansióliticos para essa altura. Entretanto como os exames terminaram iniciei o desmame dos mesmos.
O meu filho foi melhorando e voltou quase ao normal, apenas por vezes sentia-se mais stressado mas por breves momentos. Consultou um psicologo e foi a 3 sessoes em março e inicio de abril. Como sentiu melhoras não voltou ao psicologo nem necessitou e ansioliticos.
Infelizmente na semana passada voltou a sentir grande ansiedade e voltou ao psicologo que lhe indicou tomar victan em SOS, é o que tem feito.
A minha dúvida é saber se está no caminho certo o se devo marcar uma consulta no médico psiquiatra.
Muito obrigada.
HOB
A intervenção de primeira linha para a ansiedade é a psicoterapia, pelo que poderá ser suficiente o acompanhamento em psicologia. No entanto, se não houver melhoria ou se mantiver a necessidade de fazer medicação, é importante ser avaliado por um médico. A medicação psiquiátrica não deverá ser interrompida subitamente sem consultar o médico, visto que pode levar a uma recaída. Recomendo uma reavaliação médica (médico de família ou psiquiatra).
Este caso refere um adolescente que repetidamente faz crises de ansiedade referidas pela mãe .
Em minha opinião deve ser feita uma avaliação psiquiátrica após o que será feito o diagnóstico e planeado a terapêutica ( farmacológica / psicoterapia).

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.