Apoio psicológico

9 respostas
Boa tarde.
Quando é que uma pessoa deve procurar um psicólogo?
Obrigada
Olá.Uma pessoa pode buscar a ajuda de um psicólogo pelos mais variados motivos. Entretanto, algumas demandas comuns são:
- o desejo de buscar e trilhar caminhos diferentes;
- a busca pelo autoconhecimento;
- o desejo de melhorar a qualidade de vida;
- apoio em dificuldades de ordem conjugal, familiar, acadêmica ou profissional;
- conflitos de ordem afetivo-sexual;
- autoestima comprometida ou inseguranças de diversos tipos;
- casos de ansiedade, depressão, transtorno de pânico, estresse, distúrbios alimentares etc.
Cumprimentos :)
Ir a um psicólogo é algo extremamente positivo e que não implica que haja, necessariamente, um problema. A prevenção de problemas é tão ou mais importante que a sua resolução. Qualquer motivo é válido para procurar apoio - desde um pequeno problema do dia a dia a condições psicopatologicas. Se sente que pode beneficiar em falar com alguém fora do seu meio, alguém especializado e disponível para ouvir, procure apoio psicológico.
Sempre que sentir que o seu bem estar emocional está de alguma forma comprometido e seja necessário alterar padrões de comportamento, padrões emocionais e padrões de relação para poder atingir ou recuperar níveis de equilíbrio que permitam desfrutar a vida e descobrir novas saídas e novas possibilidades para as dificuldades. O bem estar emocional pode estar comprometido por acontecimentos e emoções ligadas ao passado, por incómodo/desajuste/ansiedade/depressão/(...) relativamente a acontecimentos do presente ou por vontade de materializar objectivos e projectos de futuro. Um Psicólogo é um especialista do comportamento humano e do funcionamento da mente (saudável ou perturbada).
Tal como as colegas acima já disseram, a consulta ao psicóloga dever ser feita quando sentimos a necessidade de trabalharmos questões emocionais ou buscamos autoconhecimento.
Tão importante quando a necessidade é a vontade.

O psicólogo pode cooperar em diversas situações, de acordo com a necessidade de cada um: tomada de decisões, auto e hetero conhecimento, gerir situações intra e interpessoais, saúde e bem estar (prevenção e intervenção), etc.... partilha de acontecimentos de vida com alguém neutro que possa escutar.
Contactar com algum/a psicólogo/a pode sempre ser benéfico para melhor compreender em que medida pode ou não cooperar com a pessoa.
Sempre que se queira conhecer melhor e saber o verdadeiro da sua vida , não é necessário qualquer tipo de patologia
Boa noite!
Quando efetivamente não se encontra bem consigo próprio ou os demais!
Mantenho-me ao dispor!
Melhores cumprimentos
Pode pedir ajuda quando percepcionar que as suas capacidades estão à quem de ultrapassar uma situação difícil. Quando sente que o seu estado emocional está pesado/negativo por mais de 3 meses. Quando o seu estado o impede de ter um quotidiano dito normal/como gostaria. Ou simplesmente para fortalecer a estrutura interna da personalidade: ficar mais confiante, mais seguro e com mais auto-estima. Espero ter ajudado.
Boa tarde e obrigada pela ótima e simples questão, cuja resposta também poderá o ser: quando a pessoa quiser; ou seja, os motivos sempre são os mais variados e não há regras que possam impedir o desejo de falar de si e de todas as questões que a acompanham. É isso, basta desejar! Ao dispor.
PS: Essa questão pode servir a muitos, obrigada!!