Boa tarde gostaria de saber para um miúdo de 14 anos , de onde pode derivar uma desmotivação para a

6 respostas
Boa tarde gostaria de saber para um miúdo de 14 anos , de onde pode derivar uma desmotivação para a escola e também para algumas partes da sua vida social , sendo que ele nunca fui assim ? Aguardo alguma resposta que me possa ajudar , com os melhores cumprimentos, obrigada.
Se o jovem demonstrar abertura, deve procurar um profissional em quem confie para iniciar um processo terapêutico. Desejo-vos as maiores felicidades! Cumprimentos José Armindo
Boa tarde! A questão que coloca não é de fácil resposta. A idade que descreve corresponde a etapas muito importantes na vida de um adolescente e que implicam mudanças - umas mais fáceis do que outras. O melhor será procurar a ajuda de um psicólogo que possa fazer uma avaliação mais adequada e que possa ajudar a ultrapassar esta fase mais difícil.
Deverá levá-lo a uma consulta de psicoterapia para que o seu filho possa abordar o assunto e perceber o que se passa
Só deste modo poderá ter o tratamento indicado , que possivelmente será a psicoterapia.
RBC
Não existem respostas lineares, nem receitas de fácil aplicação.
Mais do que uma solução para o problema é necessário perceber de onde vem essa desmotivação.
Sessões de psicologia poderá ajudar o seu filho.

Cuide de Si, Cuide da Sua Saúde Mental

Bruno Braz
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicoterapia
Olá.
É importante que marque consulta com um psicólogo para avaliar o que se passa com ele e também para ajudar os pais a melhorar a comunicação com o adolescente. Nestas idades já não devemos usar a mesmas estratégias que utilizámos enquanto eram crianças.
Espero ter ajudado. Sempre ao seu dispor!
Anabela do Rosário Cruz
Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta
Bom dia!! A desmotivação e recusa escolar podem ter diversas origens, como por exemplo, dificuldade na aprendizagem, dificuldades nas relações interpessoais (com os pares ou com os docentes), medo das avaliações e de ser avaliado, entre outras. Sugiro a procura de algum@ colega de psicologia, que possa conhecer e avaliar melhor a criança e até estabelecer contacto com os docentes, de forma a compreender melhor os fatores que originam e mantêm esta recusa, conseguindo, assim resolvê-la eficazmente. Espero que a situação melhore em breve! Fico disponível para responder a mais questões através de qualquer um dos meus contactos! Tenha um dia feliz e tranquilo! Mariana Nunes

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!