Boa tarde. Fui diagnosticada com borderline e tenho conhecimento de que DBT seria o mais indicado pa

5 respostas
Boa tarde. Fui diagnosticada com borderline e tenho conhecimento de que DBT seria o mais indicado para este caso, mas estou a ter dificuldades em encontrar algum psicologo especializado neste tipo de terapia. Algum psicólogo especializado em DBT por aqui?
Boa tarde. Embora a Terapia Comportamental Dialéctica tenha bons resultados no tratamento da PP Estado Limite, a maior estabilidade cognitiva, emocional e comportamental, objectivos terapêuticos principais nestes casos, também pode ser atingida através da Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Desejo-lhe as maiores felicidades! Cumprimentos José Armindo
Boa tarde, penso que várias vertentes da psicologia podem ajudar contudo recomendo a cognitivo comportamental para ajudar a lidar com as situações básicas do dia a dia. Mas acima de tudo o ideal é encontrar em psicólogo em que confie e que a entenda a aliança terapêutica é o primeiro passo para a conseguir resultados positivos em terapia.
Tudo a correr bem.
Cumprimentos Diana Silva
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 60 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Boa tarde. Tendo trabalhado com outras utentes que partilham do mesmo diagnóstico, reconheço que a DBT apresenta um conjunto de técnicas e estratégias muito eficazes, mas simultaneamente, nenhum caso se limita à ótica de uma única abordagem, pelo que penso ser recomendável uma abordagem mais integrativa. Sem dúvida que uma relação terapêutica de confiança será um fator decisivo ao progresso alcançado.
Que corra tudo bem!
Daniel Mira
Décadas de extensa investigação em psicoterapia indicam que a relação terapêutica estabelecida entre paciente e psicólogo é um fator significativamente mais relevante nos resultados da psicoterapia do que a utilização de diferentes abordagens e técnicas, que quando comparadas, não produzem efeitos significativamente diferentes. Sugiro que tente encontrar um psicólogo com quem sente que é possível criar essa aliança terapêutica e acompanhá-la neste processo.
Boa tarde, independentemente da abordagem psicoterapêutica que escolha, o que trará resultados será sempre a relação que desenvolver com o psicólogo que escolher. Vários estudos psicológicos que têm sido feitos, têm mostrado que a empatia, a capacidade de retorno e escuta (entre outros factores importantes para o paciente), têm maior relevância no tratamento. Por esta razão, mais que focar na abordagem/vertente, é ter em consideração o que irá SENTIR face ao psicólogo que escolher, nas primeiras consultas. Espero ter ajudado :) cumprimentos, Liliana Rocha, psicóloga clínica

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!