Boa tarde. Desconfio que sofro

6 respostas
Boa tarde. Desconfio que sofro de Transtorno de Personalidade Borderline. Gostaria de saber se existe medicação (estabilizador de humor) para este tipo de casos, que não engorde, pois é a minha principal preocupação. Muito obrigada.
Bom dia. De acordo com a gravidade dos sintomas, um psiquiatra pode lhe socorrer com medicações, porém estas lhe ajudarão de forma imediata (principalmente em relação aos sintomas de impulsividade e descontrole de impulsos), mas não resolverão o seu problema.

Atualmente muitas pessoas se autodiagnosticam através do Dr.Google e isso é um erro Grave, uma vez que não podemos dar um diagnóstico baseado em critérios universais, pois a sua história de vida é ESSENCIAL para uma avaliação Efetiva. Dessa forma, não hesite em buscar um profissional para lhe ajudar.

A psicoterapia lhe dará a oportunidade da escuta de suas angústias, lhe auxiliará a elaborar suas queixas, que muitas vezes estão ligadas às experiências de vida até o presente, a autoconhecer-se, a fim de lhe proporcionar qualidade de vida. O psicólogo(a), que deve lhe trazer confiança, cuidado e respeito, fará uma avaliação e, se achar necessário, indicará tratamento combinado (psicoterapia+medicação).
A perturbação borderline tem limites mal definidos. Se for a um psiquiatra que prescreva medicamentos, deve colocar-lhe directamente a questão do engordar, pois existem estabilizadores do humor que engordam, outros não. Mas nada substitui a psicoterapia. Uma daquelas que têm sido propostas é a "mindfullness", uma versão ocidentalizada das meditações orientais.
Olá. A perturbação Borderline requer uma boa consulta psiquiátrica, de 1 hora ou mais, incluindo se possível familiares chegados. Uma boa relação médico doente é a base, e inclui compreensão psicológica e alguma psicoterapia empírica. O aconselhamento também é uma boa psicoterapia. Existe medicação que não engorda. É uma questão do seu psiquiatra escolher. Nalguns casos requer-se adicionalmente uma psicoterapia que pode ser emocional ou outra.
A pessoa que tem uma estrutura de personalidade borderline ou limite caracteriza-se entre outros aspetos por uma instabilidade do humor, sendo que para ajudar a lidar o melhor possível com esta sintomatologia é importante o acompanhamento psicoterapêutico, e mediante o caso avaliar-se a necessidade de medicação, que não terá, em alguns medicamentos os efeitos secundários que são sua preocupação, ou seja o aumento do peso. No entanto, parece-me que neste momento o primeiro passo é recorrer a um profissional de saúde mental para lhe ajudar a esclarecer as suas duvidas e eventuais receios, de forma a compreender-se a sintomatologia descrita face aos acontecimentos da sua história de vida passada, presente e futura, além de diminuir a instabilidade emocional, através da aquisição de recursos internos e competências de regulação das emoções e de mudanças repentinas de humor.
O ideal é que busque ajuda profissional para que seja possível confirmar ou refutar a vossa desconfiança. Feito isso, caso o diagnóstico seja mesmo esse, deverá levar ao médico a preocupação com o aumento de peso, para que lhe receite algum medicamento que não altere o peso.
Na perturbação borderline, na minha opinião e da minha experiência, é importante ter acompanhamento médico psiquiátrico e Psicoterapêutico. A terapia em grupo pode ser uma ferramenta muito útil para promover o insight, compreensão e transformação dos padrões de comportamento, emocionais e relacionais insatisfatórios .