Boa noite. Eu tenho 23 anos, e desde os meus 8 anos que tenho vários tiques motores, que vão variand

5 respostas
Boa noite. Eu tenho 23 anos, e desde os meus 8 anos que tenho vários tiques motores, que vão variando em intensidade e frequência, mas sempre estiveram presentes, sendo que nos últimos anos os tiques têm sido sempre os mesmos: mexer o ombro direito repentinamente, mover o pescoço para a esquerda ou para baixo, rodar o pulso, etc.
Após pesquisa online verifiquei que o problema poderá ser Síndrome de Tourette? Ou que mesmo não sendo, uma forma de amenizar os sintomas seria realizando sessões de psicoterapia ou de terapia comprotamental.
A minha questão é saber se devo consultar um psicólogo para dar inicio ao diagnóstico e tratamento ou se devo procurar um profissional de uma área diferente? A ser um psicólogo, necessita de ser um psicólogo com uma especialização específica para este tipo de problemática?
Olá boa tarde.
Sim deve consultar um psicólogocem primeiro lugar para fazer uma avaliação, se for necessário a ajuda dun psiquiatra ele indicará, mas deverá sempre fazer terapia.
Essa ansiedade pode estar associada a trauma de infância.
Cumprimentos,
Anabela do Rosário Cruz
Apenas para referir que, independentemente dos resultados benéficos da psicoterapia nas várias áreas do funcionamento pessoal, há casos em que a medicação, só por si, reduz a frequência e intensidade dos sintomas neste tipo de perturbações. Aconselho a marcação de uma consulta de psiquiatria.
Boa noite,
Julgo que numa primeira fase, deverá ponderar agendar uma consulta com um/a Psiquiatra para uma primeira análise/avaliação da sintomatologia que apresenta.
No entanto, deve sempre considerar agendar uma consulta com um/a Psicólogo/a para despiste e avaliação complementar, incluir sessões de psicoterapia poderá ser benéfico porque ajuda várias áreas do funcionamento pessoal.
Ao dispor,
Olá, deve ser feita uma sessão inicial para podermos identificar do que se trata esses sintomas, se é advindo da área psicológica ou do campo físico. Após esta análise teremos elementos para indicarmos os próximos passos.
Pelo que me relata não me parece ser "Tourette". Assim sendo, acho que deve procurar um Psicólogo Clínico ou um Neuropsicólogo para o ajudar a terminar ou diminuir os tiques e a sua frequência. Hoje tenho uma elevada gama de métodos e técnicas para o efeito.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!