Boa noite! Do ponto de vista clínico, qual é a importância do arrependimento, do reconhecimento de

9 respostas
Boa noite!

Do ponto de vista clínico, qual é a importância do arrependimento, do reconhecimento de uma culpa real ? Como isso ajuda na saúde física de uma pessoa ? Como um ato errado não confessado ( oculto ) pode trazer problemas físicos ? Quais problemas seriam esses ?
Boa Tarde!
Meu sinceros cumprimentos,

Todas as questões citadas deverão clinicamente serem analisadas de forma presencial com um profissional da psicologia. Sua questão sinaliza uma avaliação psicológica mais especifica. Coloco-me a seu dispor.

Boa tarde!
A importância do arrependimento deve-se ao facto de ser o primeiro passo no processo de mudança. Só quem reconhece o erro estará disposto a mudar ou a não o cometer no futuro. Dependendo da forma como encara o facto que levou à culpa, as suas consequências poder-se-ão manifestar a nível físico - conhecido por equivalente afetivo (que poderão diversas). Dito isto, aconselho uma intervenção psicológica para poder ultrapassar os seus problemas de uma forma mais adaptativa. Votos de rápidas melhoras!
Boa tarde,
A culpa ao nível físico pode manifestar se de muitas formas, dependendo das suas fragilidades, só como exemplo, insónias , úlcera, problemas de pele etc etc. É muito importante trabalhar com um psicólogo a questão que o aflige de modo a regular a sua responsabilidade, enquadrando a culpa de forma a que esta o deixe de "morder" vivendo cada emoção dum modo mais saudável, permitindo - lhe continuar a sua vida e aceitar-se por inteiro.
O arrependimento é primordial no seu processo de compreensão de responsabilidade e aceitação de si mesmo na realidade. Esta compreensão e aceitação podem através da conscientização levar a mudanças positivas que ajudarão a lidar com a culpa. Sentimentos como a culpa podem criar sintomas que ali estão exatamente para mostrar ao sujeito que sofre, que algo precisa ser cuidado. Procure ajuda de um profissional para cuidar-se.
Boa tarde, o arrependimento poderá ser encarada sob diversas perspectivas e direcionado de forma positiva ou negativamente, com reflexos a nível físico e/ou psicológico.
Clinicamente, considero que é mais importante trabalhar as estratégias para lidar com as emoções que daí advêm, direcionar estás de uma forma positiva e construtiva.
Atentamente,
Nuno Pereira
Boa tarde.
O arrependimento implica que assume a responsabilidade por algo. Ao assumir a sua responsabilidade indica que está pronto a perdoar-se , e pronto a enveredar pelo processo da mudança. Lembre-se que todos os seres humanos cometem erros, o importante é perdoar esses erros, o não perdão implica que terá de viver no passado o resto da vida…e assim condicionar o seu futuro, vivendo em função de memórias e emoções associadas. Aceitar que errou, arrepender-se e perdoar-se levam-no ao aqui e agora, ao momento onde a mudança acontece e onde é possível educar as suas emoções levando-o a um estado de paz interior. Contudo quando falamos em remorsos a questão é diferente, implicando sentimentos negativos como a culpa e sentimentos associados que poderão levar a um quadro mais negativo, ansioso, depressivo...é importante procurar ajuda para desenvolvimento de estratégias como forma a educar as emoções.
Felicidades.
Bom dia,o arrependimento pode ser um processo de inicio de mudança, para não querer repetir aquilo que lhe chama de erro e que a prejudicou certamente. Mas deverá procurar ajuda psicológica,para se puder avaliar a situação .
Ao seu dispor.
Os processos de restauro e maturação ajudam a prevenir distúrbios psicossomáticos.
Uma compreensão mais completa e profunda que ajude o curso do processo necessita de tempo e, nalguns casos, é útil pelo menos, a procura de acompanhamento profissional.
Penso que tem várias questões pertinentes que devem ser analisadas em psicoterapia
Ao seu dispor
Cumprimentos
Rita Bicha Castelo