Ataques de Pânico

11 respostas
Olá.. Fui ao Psiquiatra a semana passada, pois desde há 1 ano e meio para esta data, tive 4 ataques de pânico (transpiração excessiva, batimento cardíaco muito acelerado, pensamentos maus) e ando constantemente com ansiedade.. Como já não sabia o que fazer, fui a uma consulta de psicoterapia e aconselharam ir ao Psiquiatra, pois a medicação aliada à psicoterapia podia ajudar muito. OK, fez-me sentido. Foi-me receitado Sertralina, meio comprimido nos primeiros 6 dias e depois inteiro. O problema é que tive efeitos colaterais desde a primeira toma, hoje é a quarta toma e já senti batimento acelerado, uma queimação na boca e virilhas, suores, um pouco de tremor, e agora desequilíbrio. Fiquei assustada e liguei pó psiquiatra que me disse que era tudo normal, para eu insistir na medicação e para a semana falávamos novamente.. Mas estou com medo desta medicação... Acham melhor procurar outro psiquiatra, ajudava?
Todo o procedimento parece correto, a psicoterapia, a psiquiatria, pelo menos é assim que eu trabalho. No entanto, o psiquiatra que costuma medicar os meus pacientes, receita-lhe outra medicação, que se tem verificado bastante eficaz. Penso que deve voltar a falar com o seu psiquiatra, antes de consultar outro médico.
Bom dia
Aconselho em psicoterapia aprender a relaxar/meditar/mindfulness ou encontrar outra atividade (p ex. exercício físico) que diminua os seus níveis de ansiedade, poderá ser a forma eficaz de lidar com o inicio dos ataques de pânico ao compreender como os mecanismos de ansiedade funcionam fisiologicamente no organismo. Ao lidar com ansiedade aprende a lidar com todos os restantes problemas pessoais, pois deixam de ser ansiogénicos e passam a ser problemas que tem que resolver...
As melhoras...
Ao dispor
Renata Teles
Olá,
As perturbações de ansiedade são normalmente difíceis no início da medicação por dois motivos: 1º as pessoas com perturbações de ansiedade são em regra muito mais sensíveis a efeitos secundários pelo que sentem muito mais intensamente esses efeitos. As melhorias só aparecem normalmente ao fim de algumas semanas. Se o diagnóstico estiver certo a sua medicação está correcta e deve MESMO aguardar. Siga o conselho do seu psiquiatra.
Com os melhores cumprimentos.
Bom dia, por vezes as 2 primeiras semanas a tomar medicação pode acentuar algum dos sintomas mas depois começa a sentir melhorias. Tenha presente que o tratamento medicamentoso só serve para atenuar os sintomas físicos, é no processo psicoterapeutico que vai perceber a causa dessa ansiedade, para daqui a uns meses já não precisar de medicação.
Não deve desistir do tratamento proposto pelo seu psiquiatra. De facto é normal que se sinta mais ansiosa nos primeiros dias ou durante uma ou duas semanas na medida em que, nesse período de tempo inicial, a Sertralina ainda não teve tempo de produzir um efeito benéfico. Além disso, o seu receio e ansiedade acrescida de tomar um medicamento novo e que este lhe faça mal pode ser interpretado aos seus olhos como um agravamento da sua ansiedade quando o que acontece é que está a canalizar a sua ansiedade para a toma do novo medicamento. Isto faz com que habitualmente muitos paciente suspendam o tratamento convencidos de que foram mal medicados ou que o medicamento está a produzir efeitos adversos, quando os sintomas que você enumera são sintomas físicos causados pela própria ansiedade e não pelo medicamento. Dê o benefício da dúvida ao seu médico e ao medicamento e peça-lhe para lhe prescrever um medicamento para fazer em SOS quando se sentir muito aflita. Vai ver quem em 20-30 dias verá o seu esforço recompensado.
Seria utilíssimo iniciar uma psicoterapia como tratamento imprescindível e complementar to tratamento médico.
Boa tarde. Concordo que deva aguardar e passado 1 mês estará mais apta a tomar decisões.
Aconselha-se sempre psicoterapia em complemento.
E terapias alternativas de relaxamento.
Boas melhoras
A psicoterapia é um processo de desenvolvimento pessoal em que o paciente e o psicoterapeuta se envolvem numa tarefa séria ( de grande honestidade) e que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal do paciente. Em algumas situações (de maior gravidade/sofrimento da paciente) poder-se-á recomendar a toma de fármacos. Não podemos assumir que quando nos deprimimos / sentimos uma qq ansiedade o que há a fazer é recorrer aos fármacos. O trabalho sério com um psicoterapeuta um/uma psicoterapeuta é a retoma de si enquanto pessoa que perdeu o " controlo de si" e que por isso precisa de ajuda! Eu, ou um outro psicoterapeuta, pode ajudar. Se recorrer só aos fármacos estará a desperdiçar a sua capacidade de se desenvolver/ autonomizar. E, como todos sabemos é muito fácil ficar dependente de uma "pílula" que não controlamos!
Boa noite!! A ansiedade é normalmente causada por medos que criamos dentro de nós... pensamentos negativos... desenvolvendo a ansiedade e evoluindo para os ataques de pânico.
A psicoterapia permitirá perceber a origem dos medos e curar feridas do passado. Com a aprendizagem de uma reestruturação de pensamento, permitirá aprender a valorizar-se , autoconfiança de forma positiva.
Quanto á medicaçao, permitirá aliviar os sintomas. Normalmente leva cerca de 2 semanas a fazer efeito e o organismo a adaptar-se. Ao dispor e as melhoras!
Não deve deixar a medicação antes de falar novamente com o seu psiquiatra. Pode, no entanto, procurar outras terapias alternativas, como por exemplo: a psicoterapia onde pode aprender exercícios de relaxamento, respiratórios, ou mindfulness. A actividade, como exercício físico ajuda a reduzir as crises de ansiedade. Ao compreender como os mecanismos de ansiedade funcionam fisiologicamente no organismo, vai enfrentar as situações de crise, aprender a lidar com as situações, a lidar com todos os restantes problemas pessoais, pois deixam de ser ansiogénicos e passam a ser problemas que tem que resolver... Aconselho, também, a fazer sessões de hipnoterapia. Espero ter ajudado...
Por vezes no inicio da terapêutica com a Sertralina (ou com outros medicamentos da mesma classe), ocorre transitoriamente um agravamento dos sintomas de ansiedade, podendo por isso associar-se uma medicamento com efeito ansiolítico ("calmante") de inicio de acção rápido, durante as primeiras 2 ou 3 semanas de tratamento, com a Sertralina. A sua medicação parece-me estar correcta, para a situação e sintomas que descreveu, contudo é provável que melhore dos sintomas de ansiedade dentro de 2 ou 3 semanas. Acho que não deve parar a medicação, porque o que está a sentir em principio é uma resposta habitual e inicial à medicação, que desaparece em poucos tempo. Se até lá sentir que os sintomas agravaram e causam sofrimento significativo, sugiro que procure o seu Psiquiatra ou um Psiquiatra num serviço de urgência, para que numa fase inicial possa adicionar, a titulo provisório, um "calmante". Mas o meu principal conselho é, não faça qualquer alteração terapêutica, e não suspenda a medicação, sem consultar um médico.
Boa tarde,
Alguns colegas já partilharam algumas sugestões e opiniões que o poderão auxiliar. No entanto, apenas a avaliar pela sua descrição eu não procederia da mesma forma que o colega psicólogo procedeu. Contudo, acredito que o colega tenha feito uma avaliação mais exaustiva e que talvez justifique a recomendação de também consultar um psiquiatra. Todavia, tal como afirmei, apenas a avaliar pelo facto de ter tido quatro ataques de pânico no espaço de um ano e meio, que possam estar associados a algum tipo de perturbação de ansiedade não recomendaria avaliação psiquiátrica e consequentemente tratamento farmacológico. Até porque se durante esse ano e meio não foi aumentando a ansiedade e o comprometimento do seu nível de funcionamento normal, significa que seria possível fazer uma intervenção psicoterapeutica. A conciliação da psicoterapia com o tratamento farmacológico é aconselhado quando o grau é severo e existe bastante comprometimento do nível funcional normal, ou seja a nível pessoal, profissional, relações interpessoais etc...
Espero que consiga encontrar uma solução para os seus problemas