Ataques de Pânico

11 respostas
Olá.. Fui ao Psiquiatra a semana passada, pois desde há 1 ano e meio para esta data, tive 4 ataques de pânico (transpiração excessiva, batimento cardíaco muito acelerado, pensamentos maus) e ando constantemente com ansiedade.. Como já não sabia o que fazer, fui a uma consulta de psicoterapia e aconselharam ir ao Psiquiatra, pois a medicação aliada à psicoterapia podia ajudar muito. OK, fez-me sentido. Foi-me receitado Sertralina, meio comprimido nos primeiros 6 dias e depois inteiro. O problema é que tive efeitos colaterais desde a primeira toma, hoje é a quarta toma e já senti batimento acelerado, uma queimação na boca e virilhas, suores, um pouco de tremor, e agora desequilíbrio. Fiquei assustada e liguei pó psiquiatra que me disse que era tudo normal, para eu insistir na medicação e para a semana falávamos novamente.. Mas estou com medo desta medicação... Acham melhor procurar outro psiquiatra, ajudava?
Todo o procedimento parece correto, a psicoterapia, a psiquiatria, pelo menos é assim que eu trabalho. No entanto, o psiquiatra que costuma medicar os meus pacientes, receita-lhe outra medicação, que se tem verificado bastante eficaz. Penso que deve voltar a falar com o seu psiquiatra, antes de consultar outro médico.
Bom dia
Aconselho em psicoterapia aprender a relaxar/meditar/mindfulness ou encontrar outra atividade (p ex. exercício físico) que diminua os seus níveis de ansiedade, poderá ser a forma eficaz de lidar com o inicio dos ataques de pânico ao compreender como os mecanismos de ansiedade funcionam fisiologicamente no organismo. Ao lidar com ansiedade aprende a lidar com todos os restantes problemas pessoais, pois deixam de ser ansiogénicos e passam a ser problemas que tem que resolver...
As melhoras...
Ao dispor
Renata Teles
Olá,
As perturbações de ansiedade são normalmente difíceis no início da medicação por dois motivos: 1º as pessoas com perturbações de ansiedade são em regra muito mais sensíveis a efeitos secundários pelo que sentem muito mais intensamente esses efeitos. As melhorias só aparecem normalmente ao fim de algumas semanas. Se o diagnóstico estiver certo a sua medicação está correcta e deve MESMO aguardar. Siga o conselho do seu psiquiatra.
Com os melhores cumprimentos.
Bom dia, por vezes as 2 primeiras semanas a tomar medicação pode acentuar algum dos sintomas mas depois começa a sentir melhorias. Tenha presente que o tratamento medicamentoso só serve para atenuar os sintomas físicos, é no processo psicoterapeutico que vai perceber a causa dessa ansiedade, para daqui a uns meses já não precisar de medicação.
Não deve desistir do tratamento proposto pelo seu psiquiatra. De facto é normal que se sinta mais ansiosa nos primeiros dias ou durante uma ou duas semanas na medida em que, nesse período de tempo inicial, a Sertralina ainda não teve tempo de produzir um efeito benéfico. Além disso, o seu receio e ansiedade acrescida de tomar um medicamento novo e que este lhe faça mal pode ser interpretado aos seus olhos como um agravamento da sua ansiedade quando o que acontece é que está a canalizar a sua ansiedade para a toma do novo medicamento. Isto faz com que habitualmente muitos paciente suspendam o tratamento convencidos de que foram mal medicados ou que o medicamento está a produzir efeitos adversos, quando os sintomas que você enumera são sintomas físicos causados pela própria ansiedade e não pelo medicamento. Dê o benefício da dúvida ao seu médico e ao medicamento e peça-lhe para lhe prescrever um medicamento para fazer em SOS quando se sentir muito aflita. Vai ver quem em 20-30 dias verá o seu esforço recompensado.
Seria utilíssimo iniciar uma psicoterapia como tratamento imprescindível e complementar to tratamento médico.
Boa tarde. Concordo que deva aguardar e passado 1 mês estará mais apta a tomar decisões.
Aconselha-se sempre psicoterapia em complemento.
E terapias alternativas de relaxamento.
Boas melhoras
A psicoterapia é um processo de desenvolvimento pessoal em que o paciente e o psicoterapeuta se envolvem numa tarefa séria ( de grande honestidade) e que tem como objetivo o desenvolvimento pessoal do paciente. Em algumas situações (de maior gravidade/sofrimento da paciente) poder-se-á recomendar a toma de fármacos. Não podemos assumir que quando nos deprimimos / sentimos uma qq ansiedade o que há a fazer é recorrer aos fármacos. O trabalho sério com um psicoterapeuta um/uma psicoterapeuta é a retoma de si enquanto pessoa que perdeu o " controlo de si" e que por isso precisa de ajuda! Eu, ou um outro psicoterapeuta, pode ajudar. Se recorrer só aos fármacos estará a desperdiçar a sua capacidade de se desenvolver/ autonomizar. E, como todos sabemos é muito fácil ficar dependente de uma "pílula" que não controlamos!
Boa noite!! A ansiedade é normalmente causada por medos que criamos dentro de nós... pensamentos negativos... desenvolvendo a ansiedade e evoluindo para os ataques de pânico.
A psicoterapia permitirá perceber a origem dos medos e curar feridas do passado. Com a aprendizagem de uma reestruturação de pensamento, permitirá aprender a valorizar-se , autoconfiança de forma positiva.
Quanto á medicaçao, permitirá aliviar os sintomas. Normalmente leva cerca de 2 semanas a fazer efeito e o organismo a adaptar-se. Ao dispor e as melhoras!
Não deve deixar a medicação antes de falar novamente com o seu psiquiatra. Pode, no entanto, procurar outras terapias alternativas, como por exemplo: a psicoterapia onde pode aprender exercícios de relaxamento, respiratórios, ou mindfulness. A actividade, como exercício físico ajuda a reduzir as crises de ansiedade. Ao compreender como os mecanismos de ansiedade funcionam fisiologicamente no organismo, vai enfrentar as situações de crise, aprender a lidar com as situações, a lidar com todos os restantes problemas pessoais, pois deixam de ser ansiogénicos e passam a ser problemas que tem que resolver... Aconselho, também, a fazer sessões de hipnoterapia. Espero ter ajudado...
Por vezes no inicio da terapêutica com a Sertralina (ou com outros medicamentos da mesma classe), ocorre transitoriamente um agravamento dos sintomas de ansiedade, podendo por isso associar-se uma medicamento com efeito ansiolítico ("calmante") de inicio de acção rápido, durante as primeiras 2 ou 3 semanas de tratamento, com a Sertralina. A sua medicação parece-me estar correcta, para a situação e sintomas que descreveu, contudo é provável que melhore dos sintomas de ansiedade dentro de 2 ou 3 semanas. Acho que não deve parar a medicação, porque o que está a sentir em principio é uma resposta habitual e inicial à medicação, que desaparece em poucos tempo. Se até lá sentir que os sintomas agravaram e causam sofrimento significativo, sugiro que procure o seu Psiquiatra ou um Psiquiatra num serviço de urgência, para que numa fase inicial possa adicionar, a titulo provisório, um "calmante". Mas o meu principal conselho é, não faça qualquer alteração terapêutica, e não suspenda a medicação, sem consultar um médico.
Boa tarde,
Alguns colegas já partilharam algumas sugestões e opiniões que o poderão auxiliar. No entanto, apenas a avaliar pela sua descrição eu não procederia da mesma forma que o colega psicólogo procedeu. Contudo, acredito que o colega tenha feito uma avaliação mais exaustiva e que talvez justifique a recomendação de também consultar um psiquiatra. Todavia, tal como afirmei, apenas a avaliar pelo facto de ter tido quatro ataques de pânico no espaço de um ano e meio, que possam estar associados a algum tipo de perturbação de ansiedade não recomendaria avaliação psiquiátrica e consequentemente tratamento farmacológico. Até porque se durante esse ano e meio não foi aumentando a ansiedade e o comprometimento do seu nível de funcionamento normal, significa que seria possível fazer uma intervenção psicoterapeutica. A conciliação da psicoterapia com o tratamento farmacológico é aconselhado quando o grau é severo e existe bastante comprometimento do nível funcional normal, ou seja a nível pessoal, profissional, relações interpessoais etc...
Espero que consiga encontrar uma solução para os seus problemas

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Paula Norte

Paula Norte

Psicólogo

Odivelas

Joana Norton

Joana Norton

Psicólogo

Lisboa

Ana Paulico

Ana Paulico

Psicólogo

Lisboa

José Paulino

José Paulino

Psicólogo

Faro

Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 12 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.