Após pequeno ataque de ansiedade

6 respostas
Após pequeno ataque de ansiedade comecei a sentir vários sintomas alternados. Todos os dias durante varias horas seguidas! 5 meses depois esses sintomas continuam (sentir fora do corpo, tonturas, desperzonalização) mas já não me deixam minimamente ansioso. já se tornou habito. O que fazer?
Em primeiro lugar é importante perceber se essas sensações não acontecem devido a alguma alteração físiológica. Depois de descartada qualquer alteração física, aconselho fortemente que consulte com um psicólogo para fazer uma avaliação do seu caso, para que assim possa perceber o porquê dessas reações ocorrerem.
Por mais que não gerem ansiedade acredito que devam causar algum tipo de desconforto no seu dia-a-dia e podem estar a indicar que algo em si não vai bem. No que mais puder ajudar, fico a disposição.


Há semelhança do que a colega mencionou anteriormente, aconselho vivamente a procurar numa primeira fase, o seu médico/a assistente para despistar qualquer problema de ordem física/fisiológica. Caso não lhe seja diagnosticado nenhum problema de ordem médica, então será importante recorrer à Psicologia, afim de ser realizada uma avaliação e posterior acompanhamento psicológico!
A síndrome ansiosa inicial é inespecifica, pelo que é necessário começar por justifica-la. Poderá ser a perturbação principal ou até um sintoma de outro quadro clinico. Para isso será necessária uma entrevista médica, uma vez que o número de variáveis a considerar é elevado e passa pela identificação visual. Se o clinico geral não resolver o problema, poderá procurar o apoio de um psiquiatra. O desaparecimento de uma parte dos sinais e sintomas pode ter inúmeras proveniências. Desde a dessensibilização de que falou, até à perda de sensibilidade por lesão da via sensório-cortical. De qualquer forma, se persistem alguns dos sinais/sintomas...alguma coisa está a acontecer...e se fosse comigo ;-) eu gostaria de saber o que era...por isso comece por consultar um bom médico de clinica geral...
Se continuar preocupado poderá recorrer a ajuda em psicoterapia, pois não se consegue perceber pela exposição que fez se os sintomas desapareceram ou se houve outras alterações que levam a que não esteja tao ansioso... Muito provavelmente em situações de maior exigência ou fragilidade irão manifestar- se novamente. O Modelo Relacional permite um avaliação inicial do funcionamento emocional e de personalidade e caso seja necessário acompanhamento posterior.
Concordo com os colegas, no sentido que primeiro será melhor descartar qualquer questão física na origem desses sintomas. Apenas depois poderá procurar psicoterapia para alivio dos mesmos e para compreender quais as suas causas. Será feita uma avaliação e um plano de intervenção para o seu caso específico. Vários clientes relatam "réplicas" de sintomas previamente sentidos durante um ataque de ansiedade/pânico. Será importante perceber o que se estava a passar a nível cognitivo ( pensamento, emoção, sensação) nessas alturas.
Existem diversas terapias eficazes na intervenção com problemáticas de ansiedade ( cognitivo-comportamental, EMDR, por exemplo).
Deverá inicialmente fazer um Check - um para excluir qualquer hipótese de patologia física . Excluída está terá decconsiderar a parte psi e nesse caso encontrar um- a psicoterapeuta que o ajude a resolver este problema

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Ana Mafalda Almeida Bruno

Ana Mafalda Almeida Bruno

Psicólogo

Lisboa

Márcia Heitor Gouveia

Márcia Heitor Gouveia

Psicólogo

Évora

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Psicólogo

Aguada de Baixo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 152 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.