Ansiedade da separação

7 respostas
Bom dia. Tenho que viajar e estou deseperado, em pânico por ter de me separar dos meus filhos, não consigo trabalhar, dormir ou comer, penso até em deixar o emprego pra não ter que ir... a minha pergunta é, devo tratar este problema psicológico e adiar a viajem, que é daqui a uma semana, ou devo ir mesmo nestas condições? O que posso fazer para melhorar? Obrigado.
Olá. A ansiedade de separação, o medo de viajar entre outras questões provocam mau estar e inseguranças que devem e podem ser trabalhadas, principalmente se limitam a sua vida. Saiba que, actualmente têm à disposição acompanhamento psicoterapêutico online via skype o que pode ser uma mais valia em casos como este. Se precisar disponha.
Boa tarde.
Esta perturbação caracteriza-se essencialmente pelo medo e angústia excessiva e intensa perante a separação ou a ideia de separação dos seus família, podendo traduzir-se em dificuldades em adormecer (pesadelos), medo de ficar sozinho, dificuldades de interação social e recusa em ir trabalhar...

Provavelmente a origem dessa situação já vem detrás (da sua infância), quando provavelmente precisava muito de atenção e porventura não a tinha.

O diagnóstico para esta perturbação deve ser efetuado de forma precoce, com a finalidade de realizar uma avaliação e intervenção adequadas, proporcionando objetivos específicos, bem como atividades e estratégias a implementar, a fim de proporcionar um desenvolvimento harmonioso nos seus diversos contextos.

Uma vez que isso não sucedeu, sugiro que faça um trabalho psicoterapêutico.
Não obstante, não deixe de honrar os seus compromissos imediatos pois as suas crianças vão estar bem.

Disponha.

Um abraço.
Bom dia. É perfeitamente normal que sinta essa angústia ao separar-se dos seus filhos e do seu ambiente de conforto. A psicoterapia pode ajudá-lo a tornar essa angústia num sentimento mais saudável. Numa tomada de decisão é importante ponderar todas as vantagens e desvantagens e por vezes a escolha do trabalho/emprego tem que se sobrepor a outras. No seu caso em particular penso que seria importante ter uma consulta de discussão comigo ou com outro psicólogo da sua confiança que o ajude a pensar sem julgar.
Bom dia, parece-me que o ir viajar nessas condições poderá ser negativo, deve procurar fazer Psicoterapia e perceber este medo de se separar da família, pois para a sua mente a ideia de estar longe da família aflige-o e fazendo análise irá descobrir de onde vem esta insegurança e aflição.
O seu medo está radicado na angustia de separação de sua família, possivelmente está a viver este acontecimento de uma forma extrema. poderá estar radicado em alguma separação vivida no seu passado, nomeadamente na juventude.
a ajuda psicoterapêutico poderá ser um caminho.
Poderá sempre fazer via oniline.
Ao seu dispor.
Boa tarde,
Penso que deve procurar acompanhamento psicoterapêutico, seja antes ou depois da viagem. Poderá estar a reviver outras angustias com esta separação por motivos profissionais.

Cumprimentos,
Jorge Fonte
Olá tenho trabalhado vários casos semelhantes ao seu, com EMDR e a resposta à terapia é geralmente rápida na remoção e eliminação dos sintomas. Inclusivamente por via skype!
Ao dipor!