A minha sogra está muito mal,

6 respostas
A minha sogra está muito mal, é depressiva e em menos de um ano já emagreceu 20kg. Esta muito magra e debilitada. Diagnosticaram-lhe anorexia nervosa no cs mas não tomaram nenhuma atitude a não ser medicar. Que tipo de especialista devo recorrer e há volta a dar mesmo que a pessoa não tenha vontade?
Adjuvante à medicação, será importante procurar ajuda psicoterapêutica. Ou seja, deverá procurar um psicotetaoeuta. Numa fase inicial para avaliar a adesão à psicoterapia, e depois para se delinear um plano de consultas em função dos objectivos para tratamento da depressão e emagrecimento excessivo.

Concomitantemente com a toma de medicação psiquiátrica adequada para o quadro clínico que refere, seria de extrema importância que a sua familiar beneficiasse de apoio psicológico prestado por um/a psicólog@ com experiência em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Normalmente a intervenção nestas situações requer a experiência de uma equipa multidisciplinar.
Consultar um psicoterapêuta é fundamental. Algum tipo de medicação anti-depressiva pode causar perda de apetite e emagrecimento, sem que se trate propriamente de anorexia, em qualquer dos casos valeria a pena consultar um nutricionista. Mas será a psicoterapia que ajudará na depressão, na anorexia, na adesão à medicação e dieta alimentar, no processo de responsabilização e motivação para a mudança/recuperação.
Dependendo da idade da sua sogra,existem muitas comorbilidades que a podem estar a afetar, das quais o humor depressivo e a anorexia, podem ser apenas a ponta do iceberg.
Sugiro que procure um psicoterapeuta com experiência na avaliação neuropsicológica que possa avaliar algum tipo de alteração neurocognitiva.
O tratamento com equipe multidisciplinar (psiquiatra, psicólogo e nutricionista) sempre trará mais resultados que o tratamento psiquiátrico ministrado de maneira isolada.
É importante apoiar a pessoa na busca por ajuda especializada, ainda que no início existam resistências.
Um bom psicólogo urgente só medicação sem mudanças comportamentais obviamente não terá resultados!!!