A minha mãe tem uma calosidade

5 respostas
A minha mãe tem uma calosidade na ponta de um dedo do pé, já experimentou diversas pomadas, ´receitadas pelo médico de família, e esta mantêm-se, incomodando-a imenso ao andar... o que me podem recomendar?
As calosidades geralmente tem como causa alterações dos pés, dos dedos ou do calçado, pelo que dificilmente desaparecem apenas com medicação tópica. Deve procurar um podologista para que este faça uma avaliação da causa que está subjacente ao aparecimento da calosidade e dessa forma seja possível eliminar a mesma.
As calosidades são caracterizadas por um aumento da camada mais externa na pele nas regiões mais susceptíveis a atrito e pressões. Como forma de alívio pode fazer o seguinte: lavar a região do corpo afectada pela calosidade com água morna e sabão natural e depois de a pele ficar macia pode usar uma pedra pomes para ajudar a raspar (não use nunca objectos laminados). No entanto, esta não é uma solução definitiva mas sim de alívio momentâneo. O mais aconselhado a fazer é dirigir-se ao seu podologista para que este efectue o correcto diagnóstico e assim proceder ao correcto tratamento.
As calosidades geralmente têm causa biomecânica com factor intrínseco ou o calçado como factor extrínseco, na maiorias dos casos os medicamentos tópicos não resolvem, por isso deve consultar um podologista para estudar a causa primária do aparecimento do calo para que posso remover e evitar que se volte a formar
Consultar a un podologista que retire a calosidade e veja qual e o motivo de sua aparição para poder solucionar a causa do problema.
Normalmente as calosidades, nas polpas dos dedos podem ter várias causas, entre elas, fricção excessiva da polpa provocada pelo dedo em garra, alteração da morfologia da falange óssea, entre outros.
O ideal será perceber a causa com uma avaliação em consulta e tratamento localizado da mesma.