A acupuntura pode realmente ajudar na ansiedade como terapia complementar? Ou mesmo primaria? Até qu

10 respostas
A acupuntura pode realmente ajudar na ansiedade como terapia complementar? Ou mesmo primaria? Até que ponto? A minha ansiedade é bastante grande com diversos sintomas fisicos e esta sobretudo na cabeça e pensamentos...
A acupuntura é um método terapêutico frequentemente utilizado, coadjuvante na terapêutica convencional em sintomas de ansiedade.
Atua diretamente no sistema nervoso, promovendo a libertação de endorfinas e melatoninas no cérebro relacionadas com o relaxamento muscular, bem como no reforço em equilíbrar o sistema nervoso autónomo. Segundo vários estudos, a acupuntura tem mostrado efeitos significativos na redução da ansiedade e da dor, na diminuição da necessidade de opióides, assim como nos efeitos adversos induzidos pelos fármacos. No entanto, o tratamento é sempre individualizado (requer uma avaliação pormenorizada) e os resultados são sempre melhores e mais rápidos se houver um seguimento multidisciplinar (Acupuntura, Psicologia etc...)
Acupunctura é a técnica mais conhecida na Medicina Tradicional Chinesa. Para a MTC, no nosso corpo existem canais subtis por onde circula a energia (o Chi). As perturbações na forma como o Chi circula são os desequilíbrios a que chamamos doença.
A ansiedade tem como sintomas a inquietação, o cansaço, a dificuldade de concentração, a irritabilidade, a tensão muscular, a perturbação do sono, batimentos cardíacos rápidos, suores, opressão torácica, entre outros.

A acupunctura procura reequilibrar a circulação da energia vital do corpo. Actua como prática terapêutica que busca o equilíbrio da energia através dos cinco elementos (fogo, terra, metal, água e madeira), a fim de restabelecer a harmonia do organismo.
A acupuntura diminui os sintomas de ansiedade, proporcionando um estado de equilíbrio físico e emocional.
Os estímulos promovidos pela acupuntura, produzem uma série de reações locais e sistémicas, que resultam no alívio dos sintomas de forma imediata ou progressiva. Ocorre a libertação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, tendo um efeito calmante, antidepressivo e de relaxamento muscular que atua na melhoria das funções dos orgãos internos.

A libertação de tais substâncias, é um fator muito importante no tratamento de quadros como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico, para além de atuar ao nível do controlo de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.

A ansiedade, ao permanecer por longos períodos, tende a agravar progressivamente e consequentemente leva a outros desequilíbrios. Daí a razão de apresentar um conjunto de sintomas, para além da referida ansiedade.
A acupuntura é sem dúvida uma mais valia no tratamento da mesma.
Esta, através da estimulação, por agulhas ou laser, de pontos específicos no corpo, produz um reequilíbrio do organismo, resultando no alívio dos sintomas de forma imediata ou progressiva.
A acupuntura, utilizada exclusivamente ou associada ao tratamento convencional (psiquiátrico ou psicoterapêutico) , permite-nos reduzir ou até mesmo eliminar o consumo de ansiolíticos.
Espero ter elucidado da melhor forma.

Atentamente
Margarida Silva
Bom Dia
Pode sim!
A MTC / Acupunctura pode ajudar muito no tratamento da ansiedade e todos os sintomas inerentes .
Contudo , como qualquer outra situação do foro emocional tem padrões próprios , diferentes em cada individuo e isso é avaliado e ponderado na primrira consulta efectuada, onde também esclarecemos o método e o objectivo previsto para a situação em questão.
Atenciosamente
O tratamento da ansiedade é um caminho conjunto de terapeuta e paciente. A acupuntura não faz milagres se o paciente se “entregar apenas nas mãos do Acupuntor” sem criar o compromisso de mudar.. como dizia Einstein, não podemos esperar resultados diferentes, fazendo a mesma coisa! Vai correr bem. Vamos juntos!
A acunpuntura pode ajudar mas sinceramente um bom psicólogo ajudaria muito mais pois a ansiedade através da psicoterapia resolve se muito facilmente!!
Boa noite!
A ansiedade pode provocar transtornos graves, e geralmente ocasiona a perda de peso ou obesidade, acompanhada de uma compulsiva necessidade de comer, roer unhas, arrancar fios de cabelo, ou até se tornar dependente de drogas farmacêuticas ou de bebidas alcoólicas. Outros sintomas como dores de cabeça frequentes, gastrite, fadiga, insónia e problemas sexuais, também podem ser causados pelo estado mais grave da ansiedade.
A acupuntura actua nos pontos meridionais relacionados com problemas específicos do paciente. No caso da ansiedade, os pacientes relatam sentir alívio logo após a aplicação da agulha sobre o ponto específico. A sensação é de relaxamento e alívio das tensões musculares que provocam dor e cansaço.
Outras doenças relacionadas com o estado de ansiedade também apresentam melhoras significativas. Pacientes que se queixavam também de depressão e stress, relatam melhoria nesses sintomas. Em alguns casos, os pacientes chegam a obter autorização médica para abandonar os medicamentos.
Sem dúvida uma excelente ferramenta parar tratamento da ansiedade e outros distúrbios como depressão medos e fobias. Poderá precisar de ajuda complementar de outro terapeuta da àrea da Psicologia . Nos casos que se justifique será recomendado um método de alta eficácia que tenho vindo a desenvolver onde em cada sessão serão utilizadas a Acupuntura e Psicoterapia de 3.ª geração com excelentes resultados.
A acupunctura pode ajuda-lo/la na ansiedade, depressão. Tem é um desequilíbrio energético, através da estimulação, por agulhas em pontos específicos no corpo, vai produzir um reequilíbrio no organismo, vai ter um alívio dos sintomas de forma imediata ou progressiva depende muito de pessoa para pessoa.