Consultório

Consultório privado
Campo Grande, Lisboa

Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada

Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?

Mostrar outros psiquiatras perto de mim

Experiência


Especializações

  • Psiquiatria Forense

Serviços e preços

Valores para pacientes sem plano de saúde

Campo Grande, Lisboa

Consultório privado



Campo Grande, Lisboa

Consultório privado

1 opinião de paciente

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
B
Perfil verificado
Local: Consultório privado Outro

Dos profissionais mais fantásticos que conheci. Necessito para alguém próximo do contacto do Dr. Bernardino que estou certo ser dos poucos que poderá ajudar

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas solucionadas

9 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Pergunta sobre Transtorno Bipolar

Boa tarde.

A minha esposa foi diagnosticada com Bipolaridade. Neste momento, o que mais nos preocupa é a dificuldade em manter um sono contínuo e reparador.
Está medicada com paroxetina, risperidona pois encontra-se numa fase depressiva. Antes de se deitar, toma 2 lorenin e 1 kainever mas não consegue dormir mais de 4 ou 5 horas e acorda extremamente exausta e frustrada. Existe alguma razão para que esta medicação não faça o efeito desejado?

Importa distinguir a doença bipolar I da bipolar II. Na tipo I durante a evoluçào surgem quadros de mania franca com insónia persistente e sintomas delirantes de grandeza e místicas. Na do tipo II podem existir períodos de hipomania mas as depressões são mais frequentes e de grau major. No tipo I não está indicado o antidepressivo. No II, sim na fase depressiva. No seu caso o que realça é o tratamento da insónia só com hipnosedativos (lorenin e kainever). Estes fármacos "enganam" porque perdem o efeito em pouco tempo, o doente vai aumentando a dose e o fundo depressivo com o tempo aumenta. Fale com o seu médico e inicie ao deitar a quetiapina 25 MG ( que pode aumentar até obter efeito). Este fármaco é mais sedativo do que a Risperidona que pode manter durante o dia em dosagem adequada. Dos hipnosedativos proponho que faça apenas o lorazepam (aumente a dose no início para poder suspender o kainever). Entretanto fale com o seu médico sobre estas propostas na medida em que o ajuste da medicação e supervisão da resposta ao tratamento deverá ser efetuado por ele.

Dr. Bernardino Rocha

Fazia tratamento com a sertralina por um 1 ano e meio devido crises de ansiedade, no primeiro mês tive efeitos colaterais e agora, com o desmame orientado pela minha médica estou há dias sentindo uma espécie de vertigem, uma sensação estranha no corpo, quanto tempo esses sintomas somem depois que para de tomar o remédio???

Os efeitos colaterais no início de um tratamento com um SSRI como a Sertralina pode significar que no seu estado existia à partida um aumento relativo de recetores serotoninérgicos para compensar. Antes do reequilíbrio ocorrer (cerca de 2 semanas), este aumento foi responsável pelos ef. colaterais iniciais. Não sei que dosagem fez nem como iniciou a redução da Sertralina mas o aparecimento dos sintomas indica que o reequilíbrio não se solidificou. Assim sendo, várias respostas possíveis se podem dar: 1. pode esperar cerca de 15 a 30 dias após suspensão para verificar se sintomas reduziram (reorganização dos recetores na ausência total do fármaco); 2. o tratamento poderá ter sido superficial e a recaída poderá vir a suceder. Terá que falar com o seu médico e poderá então: a) retomar a mesma medicação até os sintomas desaparecerem, podendo subir a dosagem durante cerca de 6 meses e só depois iniciar uma redução lenta (1a 2 meses); b) utilizar por período limitado (cerca de 1 a 2 semanas) uma BZD com ação somática em dosagem média-baixa e iniciar redução progressiva; 3. utilizar molécula ansiolítica dopaminérgica como o amisulprida 50 (caso não tenha tido experiência prévia negativa com molécula ) durante 20 a 30 dias associada a uma bzd (em dosagem baixa). Seja como for o seu médico terá de o orientar.

Dr. Bernardino Rocha

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Experiência


Especializações

  • Psiquiatria Forense