Fui traída. Tenho uma dor insuportável e inexplicável dentro de mim. N...

Ser traída causa um impacto emocional muito forte. Para além de ter que lidar com o luto da perda/separação de alguém significativo, há que se fazer o luto por todas as expectativas e planos que criou relacionados a pessoa em questão. Sugiro que procure um psicólogo para que seja feita uma avaliação cuidadosa. Há algumas questões que devem ser investigadas (tempo, sintomas, histórico pessoal, etc) antes de afirmar se é realmente um quadro depressivo. Em algumas pessoas o luto pode ter respostas muito semelhantes a uma depressão, mas apenas um especialista poderá avaliar. Procure um psicólogo que lhe passe confiança. Independente do diagnóstico, um profissional qualificado lhe ajudará a reencontrar o seu caminho e superar essa situação.

De facto, a traição é um fator de grande sofrimento.
Para recuperar o equilíbrio emocional pode ser necessário apoio psicológico e por vezes é necessário o apoio psiquiátrico quando a intensidade dos sintomas provoca uma grande diminuição da funcionalidade da pessoa.

A Psicoterapia pode ajudar. Se a dificuldade em sair de casa for muito severa, sessões de Psicoterapia à distância (skype ou FaceTime, por exemplo) podem ser úteis, pelo menos inicialmente.

Numa relação afectiva/amorosa, a traição constituí um forte 'abalo' da estrutura de confiança. Portanto, é natural sentir-se abatida... desmotivada... triste... com dor emocional... mas para saber se se trata de uma depressão, só com uma entrevista clínica bem feita.
Ao dispor.

O impacto de uma traição pode de facto despoletar um transtorno depressivo. Esta ocorrência em parte depende das características da sua personalidade e das vulnerabilidades psicológicas que já possam existir nomeadamente ao nivel da sua autoestima e autoconfiança. Recomento que procure uma psicóloga com experiêcia no sentido de realizar uma avaliação do seu estado emocial e fornecer-lhe o devido tratamento.
Tenha a noção que é possivel recuperar deste seu estado. Estou ao seu dispor. Patrícia Moreira

Tudo indica ser um estado depressivo, sim.
A angústia e dor psíquica de que fala, requerem um trabalho psicoterapêutico, para que possam ser elaboradas e, assim, aliviar o sofrimento.

Ver as 13 perguntas sobre Transtorno Depressivo

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtorno Depressivo?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Transtorno Depressivo.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.
Para um melhor serviço utilizamos cookies próprios e de terceiros. Ao continuar aceite nossa política de cookies. Mais info. X