Consultório

Consultório privado
Rua da Alegria, 2083, Porto

Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada

Este especialista não fornece todas as informações de que precisa?

Mostrar outros psiquiatras da infância e da adolescência perto de mim

Serviços e preços

Valores para pacientes sem plano de saúde

Outros serviços


Rua da Alegria, 2083, Porto

Consultório privado



Rua da Alegria, 2083, Porto

Consultório privado

Experiência

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Ana Duarte De Carvalho? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas solucionadas

4 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Pergunta sobre Transtornos Do Comportamento Infantil

Tenho uma criança em casa de 10 anos que ultimamente tem tido medo de dormir sozinha diz que odeia toda gente e a noite parece que está completamente transtornada não dorme e não deixa dormir, gostaria de saber o que devo fazer?

Olá,
O sono e um dos sinais mais importantes de que uma criança está a sofrer. Deve-se valorizar e avaliar o quanto antes, algo está a incomodar e afligir o seu filho. Podem ser muitos os fatorespara isto acontecer: aos 10 anos acontecem fenómenos no nosso desenvolvimento, como a noção mais real da morte e sua irreversibilidade, surgindo pensamentos de que podemos perder os nossos, que o nosso corpo é frágil e pode adoecer, magoar-se, e tudo isto assusta e pode fazer perder o sono e dar irritabilidade. Nesta altura começamos, ainda, a perceber que os nossos pais não são super-heróis (coisa que em pequenos achamos) e passamos a odiá-los um pouco. Por isto tudo, e por dificuldades que nos vão acontecendo no dua-a-dia, com os amigos (cada vez mais importantes) com a família (sempre fundamental) às vezes sofremos. E nota-se assim. É importante ver o que se passa, e sem dúvida um profissional da saúde mental pode ser uma grande ajuda.

 Ana Duarte de Carvalho

Pergunta sobre Transtornos Do Comportamento Infantil

Tenho um filho com 11 anos, com imensa dificuldade de concentração e atenção, tendo baixo rendimento escolar. Ultimamente aparenta tristeza constante, irritabilidade, impaciência e queixa-se que não é como os outros meninos, começa a recusar-se a participar em atividades que antes gostava. Foi diagnosticado com epilepsia tipo ausências com 5 anos, medicado e controlado e fez desmame da medicação recentemente. Poderá ter algum tipo de depressão?

As dificuldades escolares podem ter relação com a atenção e concentração, com dificuldades globais ou específicas na aprendizagem que devem ser avaliadas a nível Pedopsiquiatrico e neuropsicologico. De facto tanto a epilepsia quanto a medicação para a mesma podem contribuir para estas dificuldades.
A tristeza, irritabilidade podem corresponder a perturbação emocional que pode ou não estar relacionada com as outras dificuldades descritas. Julgo importante a avaliação por pedopsiquiatria.

 Ana Duarte de Carvalho

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.