Como tratar efetivamente e definitavamente o TAG. Ansiedade extrema qu...

É possível aprender a lidar com as preocupações/ruminações associadas à PAG. A nível somático, as técnicas de relaxamento são extremamente eficazes, se devidamente aplicadas.

A Perturbação de Ansiedade Generalizada (PAG )é uma doença muito frequente e muitas vezes mal diagnosticada ou confundida com Depressao.Quase sempre nem é valorizada por Médico de Familia(muito raro saberem fazer o diagnostico)(passa-lhes "ao lado" por falta de conhecimento cientifico sobre PAG).
É muito incapacitante,prejudica bastante a vida da pessoa.Passam-se às vezes anos sem que o doente saiba"o que o faz andar tão nervoso, alterado,triste, com aparentes altos e baixos.."Mas, que se passa comigo?É nervos?É Depressao?"(porque na depressão há ás vezes sintomas de ansiedade!)
Um Psiquiatra atento e experiente consegue fazer esse diagnóstico!Mas"Tratar Definitivamente e em 2 Meses?"
É falso quem disser que o consegue fazer!
O que e sim é verdade é que, com Tratamento Com Medicação e apoio de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, a partir das 4 semanas nota-se logo melhorias Efectivas nos sintomas!A PAG parece estar "ja quase"curada.Mas para TRATAR necessitamos mais meses.

A utilização de medicação é eficaz no tratamento de diversas perturbações, contudo um resultado efectivo mantém-se com acompanhamento psicológico, uma vez que a medicação não tratará a causa da ansiedade.

No tratamento da Ansiedade é fundamental o acompanhamento Psicológico, uma vez que há causas e aprendizagens que necessitam de ser trabalhadas para uma mudança efectiva.

Quando falamos de Ansiedade, falamos de um estado de activação do organismo derivado de cenários ameaçadores, reais ou imaginados. A preocupação constante e a construção mental de cenários catastróficos, está directamente ligado com perturbações da personalidade que importam tratar.
Pelo que, um avaliação psicológica seguida de uma intervenção psicoterapêutica, coadjuvada ou não por tratamento psicofarmacológico, dependendo da situação, será a forma de tratar definitivamente essa perturbação.

A terapia cognitivo - comportamental é muito eficaz no tratamento das perturbações da ansiedade, combinada no início com acompanhamento psiquiatrico.

Claramente que a medicação lhe poderá dar uma ajuda, sobretudo numa fase inicial. Contudo, só a psicoterapia lhe dará ferramentas que lhe permitam lidar com os sintomas e compreender as causas.
O objetivo não será tomar medicação por tempo indefinido mas sim conseguir mudanças comportamentais e gerir as emoções adequadamente.

Deve procurar um psicoterapeuta, e desta forma trabalhar as razoes dessa sintomatologia para que possa aprender técnicas de relaxamento eficazes, assim como efetivar mudanças para eliminar a sintomatologia. Em algumas situações o tratamento deve ser combinado com fármacos ,no entanto existem situações em que a psicoterapia é suficiente.

Ver as 20 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade?

Nossos especialistas responderam 20 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.
Para um melhor serviço utilizamos cookies próprios e de terceiros. Ao continuar aceite nossa política de cookies. Mais info. X