A minha sogra está muito mal, é depressiva e em menos de um ano já ema...

Adjuvante à medicação, será importante procurar ajuda psicoterapêutica. Ou seja, deverá procurar um psicotetaoeuta. Numa fase inicial para avaliar a adesão à psicoterapia, e depois para se delinear um plano de consultas em função dos objectivos para tratamento da depressão e emagrecimento excessivo.

Concomitantemente com a toma de medicação psiquiátrica adequada para o quadro clínico que refere, seria de extrema importância que a sua familiar beneficiasse de apoio psicológico prestado por um/a psicólog@ com experiência em Psicoterapia Cognitivo-comportamental. Normalmente a intervenção nestas situações requer a experiência de uma equipa multidisciplinar.

Consultar um psicoterapêuta é fundamental. Algum tipo de medicação anti-depressiva pode causar perda de apetite e emagrecimento, sem que se trate propriamente de anorexia, em qualquer dos casos valeria a pena consultar um nutricionista. Mas será a psicoterapia que ajudará na depressão, na anorexia, na adesão à medicação e dieta alimentar, no processo de responsabilização e motivação para a mudança/recuperação.

Dependendo da idade da sua sogra,existem muitas comorbilidades que a podem estar a afetar, das quais o humor depressivo e a anorexia, podem ser apenas a ponta do iceberg.
Sugiro que procure um psicoterapeuta com experiência na avaliação neuropsicológica que possa avaliar algum tipo de alteração neurocognitiva.

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Anorexia Nervosa?

Nossos especialistas responderam a seguinte pergunta sobre Anorexia Nervosa:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.
Para um melhor serviço utilizamos cookies próprios e de terceiros. Ao continuar aceite nossa política de cookies. Mais info. X